Embora a grande maioria de nós não se aperceba, a verdade é que a cor tem uma enorme influência no acto de comprar, escolher um produto, tomar uma decisão. Esta manipulação inconsciente que a cor tem sobre as nossas decisões é estudada e do conhecimento dos designers e dos interessados por food branding.
Segundo um interessante artigo do site Kitchn, existem cinco cores habilmente utilizadas pelos designers de embalagens e frascos, com o intuito de provocar uma reacção, ainda que inconsciente, no comprador:
- vermelho - regra geral, o encarnado é uma cor que torna tudo mais apetitoso (experimente colocar dois vegetais no prato de uma criança, um encarnado e outro verde e veja qual é que ele prefere comer...). Assim, as embalagens com esta cor procuram transmitir a ideia de que o conteúdo é delicioso, sendo automaticamente relacionada com uma série de alimentos desta cor que são saborosos e doces. Esta cor desperta/acentua a fome, sendo por isso popular em cozinhas e restaurantes.
- amarelo - por excelência, é a cor ligada à felicidade, ao optimismo. É, por isso mesmo, uma das cores mais utilizadas no food marketing. De forma a relacionar o acto de comer ou cozinhar a sentimentos de felicidade, conforto e satisfação, esta cor costuma estar muito presente nas embalagens, logotipos, etc.
- verde - esta cor traduz aquilo que muitos procuram quando estão a decidir o que comprar, comer ou cozinhar: o natural e o saudável. Se repararmos nos produtos naturais, frescos ou saudáveis, todos ou quase todos usam o verde como bandeira, associado a mensagens de reforço acerca dos benefícios de determinado ingrediente/produto.
- cor-de-laranja - a utilização desta cor procura transmitir a mensagem "isto irá satisfazê-lo". Daí ser commumente utilizada em embalagens de pizzas e sopas, por exemplo. Já repararam na cor do nosso blogue?
- azul - das várias cores utilizadas, esta é a mais curiosa. Porquê? Porque não é uma cor associada a algum ingrediente ou produto específico, visto que nenhum é naturalmente azul. Aliás, esta cor costuma ser aplicada para inibir o apetite. Então, como é pode ser vantajosa para o food marketing? Porque está associada a imensas emabalagens de snacks, introduzidas no mercado na altura do baby boom, pelo que muitas pessoas relacionam o azul dos pacotes e embalagens, a boas memórias de quando eram pequenos e comiam bolachas ou batatas fritas.
Deixamo-vos o seguinte desafio: abram a vossa despensa ou armários de cozinha e olhem para as embalagens e pacotes de comida. Que cores prevalecem? Contem-nos!
Raquel
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