02/05/2012

restaurante - Pizzeria Mezzogiorno

Aqui há uns dias, em conversa com um colega meu italiano sobre restaurantes italianos em Lisboa e sobre a sua autenticidade, cheguei a algumas conclusões, uma delas bem melhor do que as outras...

Ao que parece, a grande parte dos nomes que soam a italianos são puras invenções que nascem na cabeça «iluminada» de alguns e normalmente não são mais do que adaptações do português.

Quanto à comida acontece o mesmo. O que se come em Itália é muito diferente daquilo que a maior parte dos restaurantes italianos serve em Portugal, sendo o principal problema o descuido na qualidade dos ingredientes, a essência da gastronomia italiana.

A massa da pizza e o forno em que ela é cozinhada é, também, um factor determinante da qualidade do restaurante.

Posto isto, a questão lógica e que, calculo eu, todos vocês esperam que eu tenha colocado ao meu colega é: Qual é, para ti, o melhor e mais autêntico restaurante italiano em Lisboa?

A resposta foi rápida e decidida, a Pizzeria Mezzogiorno (clicar para aceder ao website) é o autêntico restaurante italiano. Fui experimentar, claro, e confirmo. É, sem dúvida, um óptimo restaurante!

Não vou falar muito da comida porque ainda só lá fui uma vez e tive um bocadinho de azar. Apesar de ter sido avisado que a pizza de salame picante era muito picante, pedi na mesma. O resultado não foi muito agradável, e eu gosto bastante de comida picante... Tirando isso, as bruschettas eram boas, principalmente a de cogumelos, e os pratos de quem estava comigo eram todos muito bons.

Quanto ao preço, não é caro, tendo o almoço ficado a cerca de 15€ por pessoa, com garrafa de vinho, entradas e pratos principais.

Resta ainda sublinhar que tem uma excelente esplanada e que fica num sítio muito central e muito agradável, em pleno Chiado, num dos pátios desenhados pelo arquitecto Siza Vieira.


João


Morada:
Rua Garrett, nº 19 
Lisboa

Telefone:
213 421 500

4 comentários:

Jibóia Cega disse...

Tenho exactamente esta mesma opinião acerca dos restaurantes italianos em Lisboa. A maior parte não têm nada a ver com verdadeira comida italiana.

Hei-de experimentar este.

Alexas disse...

Uma sugestão que vou reter para um dia experimentar. Obrigada pela info.

Anónimo disse...

Escrevo pela primeira vez e, antes de mais, dar-lhes os parabéns por esta iniciativa. Informação que muito agradeço, enquanto, grande apreciador de gastronomia. Como admirador da cozinha Italiana, corroboro por completo da ideia. De facto, em Portugal aposta-se em demasia numa pseudo cozinha Italiana, considerando-se, por si só, esta conotação como factor de sucesso do negócio. Quanto à sugestão, não conheço o espaço, mas fiquei curioso e será certamente uma aposta no futuro. De Lisboa, a melhor casa de comida Italiana que conheço, muito acima, de toda a concorrência é a pizzeria Casanova junto à Estação de Santa Apolónia. Pizza - Diavola é qualquer coisa.
João Pedro.

MissLilly disse...

E como em todo o lado, ha a comida pseudo-italiana e ha a comida que se come em italia. O mesmo acontece com a indiana por exemplo.
qto a Italiana e mesmo pela qualidade dos ingrediente, em italia ate a pizza mais basica sabe divinalmente, as massas sao do outro mundo.
ha bons restaurantes com boas pizzas e boa pasta em Lisboa, mas sao isso mesmo, pseudo-italianos (que eu gosto na mesma atencao).
Curiosamente descobri um italiano excelente (gerido e com cozinheiro italiano), aqui na cidade que estou na alemanha. Ate ia la hoje, mas esta fechado a 2a