17/02/2013

restaurante - Adega Sr. Vinho


Chamar "posta" a carne eleva-a a um outro patamar, talvez só alcançável pelo chuleton espanhol. Não é nem bifinhos, nem bife, nem naco. Posta é posta. Grande, bruta e farta.

Como sou um grande carnívoro, sempre ambicionei comer a melhor posta de Portugal (estou a guardar a de Miranda do Douro...), pelo que gosto de ir experimentado as versões de vários sítios onde a servem.

Confesso que já comi em Lisboa, na Justa Nobre (ou Spazio Buondi, se preferirem) e não fiquei nada satisfeito. Apesar da chef ser transmontana, a posta era mais um bife que outra coisa. Um bom bife, não digo que não, bem grelhado e bem temperado, mas pequeno e com um acompanhamento demasiado simples (para o sítio onde foi servida), pouco cuidado e sem pinga de molho.

Outro dos sítios onde comi foi na Vila do Gerês, no restaurante Lurdes Capela, onde a fila de espera poderia ser um bom indício da qualidade da posta de vitela barrosã. Infelizmente não foi o caso. Em tamanho, tudo certo, era um grande pedaço de carne. Mas ficou por aí: não era tão tenro como se desejava, tinha alguns nervos e estava mal temperado.

Por indicação de um primo da Raquel, no nosso passeio deste Verão pelo Norte, finalmente fui a um restaurante onde comi a melhor posta até agora: a Adega Sr. Vinho, nos arredores de Vila Real.

Um restaurante simples e despretensioso, mas com um ambiente muito confortável e acolhedor. É um daqueles locais descentralizados que mesmo assim estão cheios de carros à porta e com muitos clientes.

Passemos à comida: a posta era enorme (deu para três pessoas)! Óptima carne, muito bem cozinhada, cheia de sabor e com um molho excelente, de lamber os dedos. 

O atendimento foi impecável, com um apontamento muito agradável: a meio do jantar, quando a carne e as batatas já começavam a ficar frias, levaram para dentro a posta para aquecer na brasa e substituíram as batatas por umas acabadas de fritar.

Quanto ao preço, considerando que para além da posta comemos entradas (misto de enchidos, presunto e queijo), bebemos vinho da casa e cafés, os cerca de 13€ por pessoa são mais que justos.

O único problema, para mim que sou de Lisboa, é o Sr. Vinho não ser aqui...

Por isso, estimados leitores, se conhecem restaurantes aqui perto onde eu possa dar liberdade a esta minha condição de animal extremamente carnívoro, por favor não hesitem, todas as sugestões serão bem recebidas.


João


Morada:
Recta da Portela - Lugar do Ramalhão (depois do aeródromo de Vila Real, junto à Zona Industrial de Constantim)
5000-101
Folhadela Vila Real

Telefone:
25 933 68 16 

5 comentários:

Devaneios de um Foodie disse...

Para famintos carnívoros recomendo O Tachadas (em Santos) e o Carvoaria Jacto (perto da Almirante Reis)!

Ondina Maria disse...

Por cá também gostamos de uma bela posta e este sábado fomos até Arouca comer uma bela posta arouquesa. O restaurante chama-se Júlio e fica na Abelheira, pouco antes de Arouca. Um local simples e rústico, sempre repleto de clientes locais (e outros). E se os os locais gostam, é porque é bom. Nós ficamos sempre satisfeitos, a carne no Júlio é sempre muito boa e bem confeccionada :)

ana disse...

Este é o melhor restaurante para se comer a famosa posta mirandesa:

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteTipicoOArtur

Já lá estive duas vezes e nunca saí desiludida! :)

Cantinho da Somi disse...

Recomendo o restaurante "O meu gatinho" em Cinfães. Posta fantástica, atendimento 5 estrelas e tem o melhor bolo de chocolate que já comi até hoje.

Anónimo disse...

Pode visitar em vila real,o restaurante 22,boas postas bem como a mindinha assada no forno