12/12/2012

a experiência no restaurante Entra


Nas noites de terça-feira o restaurante Entra abre as portas da sua cozinha a quem acha que sabe cozinhar. O desafio é o seguinte: preparar uma entrada que é servida nessa noite e colaborar com a equipa do Entra no serviço do jantar. A este desafio deram o nome de Entra Talento. Na terça-feira passada fui eu o “talento”.

Confesso que ao início estava com receio de que corresse mal, mas o ambiente lá é tão descontraído que tudo se torna mais fácil.

A minha principal tarefa, e aquilo a que me propus foi a de preparar uma entrada. A entrada criada por mim, à qual dei o nome de "à caça na vinha" combinava alheira com uvas num espetada. A alheira foi frita em bolinhas, acompanhada das uvas frescas e de uma redução de vinho tinto, preparada pela equipa do Entra.

Para além da entrada, tive em mãos várias tarefas ao longo da noite, algumas até arriscadas, uma vez que não sabendo eles o que eu valia, podia ter-lhes arruinado os pratos! Felizmente sabia fazer tudo o que me foi proposto, apesar de não ser tão rápido e eficaz como a simpática equipa. Enquanto eu fazia uma coisa, eles faziam dez!

Ainda assim, salteei camarões, cogumelos, grelos, preparei uma ou duas sobremesas e empratei alguns pratos, para além, claro, de ser o responsável pela minha entrada.

Como nunca tinha estado numa cozinha de restaurante em hora de serviço, foi uma experiência muito enriquecedora. Todo o frenesim de quando chegam os pedidos, juntamente com a corrida para acabar os pratos a tempo, o fogo, as facas e os líquidos a ferver, são ao mesmo tempo entusiasmantes e stressantes.

Gostei muito da experiência e, pelo que me foi dito, que quem provou a minha entrada, gostou. Por isso, olhando para trás, considero que foi uma noite muito bem passada, graças também ao Chef Luís, à Cátia e Zu, que me acompanharam na cozinha!
O melhor mesmo é ganharem coragem, pensarem na vossa melhor entrada e participarem no desafio. Qualquer um se pode candidatar!


 
 João

3 comentários:

S* disse...

Tem muito bom ar, excelente experiência até para quem vê estas fotos.

Jibóia Cega disse...

Parabéns! Apesar de recohecer não ter a preparação para tal, também gostava de ter uma aventura dessas :)

Susana Gomes disse...

Fui recebida com a mesma boa disposição - pelas fotos, é mesmo regra habitual da casa!! :)
Parabéns, a entrada devia ser mesmo deliciosa.
Bjs