12/12/2012

obrigado a todos os que nos ajudaram a ajudar!

Quando iniciámos a campanha de solidariedade para ajudar a CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, fizemo-lo com o intuito de aproveitar a visibilidade que vamos tendo para angariar alimentos e fomentar um espírito solidário de entreajuda. Queríamos (e queremos) mostrar que isto de ser um bon vivant não se resume só a passear e a comer bem.

Os verdadeiros bons vivants são aqueles que, aproveitando a vida da melhor maneira, nunca deixam de estender a mão a quem precisa. Além do mais, apesar do nome que demos ao nosso espaço, somos pessoas comuns, simples, atentas e sensíveis à realidade, com os pés bem assentes na terra. Temos consciência da sorte que temos e seria bom se todos pensassem assim.

Delineámos um plano, fomos falando com algumas pessoas, pedimos ajuda na divulgação e, de uma forma ou de outra, as pessoas mostraram-se receptivas e apoiaram a ideia.

O objectivo seria fazer recolha em Lisboa, Porto, Faro e Coimbra, mas a distância e a falta de voluntários para apoiar a causa acabou por fazer com que não fossemos tão bem sucedidos quanto queríamos. Não podemos deixar de agradecer ao Hugo Barbosa que esteve uma hora na Estação da Campanhã à espera de leitores solidários que, infelizmente, não apareceram.

Falta de logística, falta de jeito ou falta de um plano melhor, podem ser os motivos pelos quais não tivemos a adesão pretendida. A verdade é que na hora de "pôr as mãos na massa", de passar dos comentários de apoio para de facto ajudar, as pessoas fazem-se de esquecidas ou deixam de ter tempo... 

Várias marcas não nos responderam ou negaram poder ajudar por diversos motivos, pedimos a um restaurante em Coimbra para tentar dinamizar uma recolha em Coimbra e receber os alimentos, mas a meio do contacto deixámos de ter resposta...

Mas houve também quem ajudasse!

Assim, e dando a devida importância a quem merece, cabe agora agradecer a todos os que tornaram possível ter entregue na CASA:

- 38 pacotes de arroz;
- 26 pacotes de massa;
- 8 pacotes de feijão;
- 12 pacotes de leite;
- 1 garrafa de óleo;
- 23 enlatados diversos;
- 5 pacotes de bolachas;
- 1 marmelada;
- 2 pacotes de açúcar;
- 4 pacotes de farinha;
- 2 embalagens de cereais;
- 8 embalagens de farinhas lácteas (papas);
- cobertores; e
- roupa

Obrigado à Patrícia que mobilizou os colegas de trabalho e organizou uma mini recolha, à Rita por ter vindo ter connosco entregar-nos cobertores, obrigado à Mafalda, Catarina, Joana, Tiago e Cecília que vieram ter connosco a Lisboa e, generosamente, contribuíram com alimentos. Obrigada às nossas famílias, à Ana Margarida, à Marta que se disponibilizou a receber alimentos no seu espaço do Lx Factory e, claro, obrigada ao Grupo Sovena por se ter juntando a nós e ter oferecido 11 garrafas de azeite e 11 garrafas de óleo.

Muito obrigado a todos os que divulgaram a campanha nos seus blogues e páginas de facebook. Quem agradece não somos só nós, mas todos aqueles que vão beneficiar por esta ajuda preciosa. Afinal, a CASA prepara cerca de 500 a 600 refeições por dia para distribuir e ainda apoia famílias carenciadas. 

Fomos poucos mas bons, muito bons!

Algumas imagens... 




Hoje foi tudo entregue ao Jorge Correia, da CASA. 

Obrigado!

Raquel e João

1 comentário:

Unknown disse...

Obrigada a vocês Raquel e João pela iniciativa! beijinhos

Patrícia