16/07/2014

truques e dicas - como escolher um pêssego?

O pêssego é um dos frutos típicos da estação quente. Os supermercados e mercearias enchem-se daquele aroma delicioso e inconfundível que nos recorda o Verão e os dias de praia.

Infelizmente, várias são as vezes em que acabamos por trazer para casa exemplares não muito bons, ácidos ou sem grande sabor.

Quais são, então, as melhores dicas para escolher pêssegos?

- Em primeiro lugar, o melhor será conhecer as variedades que existem e prová-las para saber quais a que gostamos mais. Entre os carecas e os peludos, como comummente se designam, em Portugal predominam os de polpa amarela. 

- Outra dica útil é tentar escolher pêssegos locais ou, pelo menos, o mais próximo possível da zona onde os compramos. O facto de terem de viajar menos torna-os mais frescos e saborosos. Em Portugal, as principais regiões produtoras são: Ribatejo e Oeste, Palmela, Algarve, Campo Maior, Vilariça e Cova da Beira. 

- Além do cheiro, outra característica que devemos atentar é a cor do pêssego. Um bom pêssego tem, habitualmente, cores e tons mais fortes. No entanto, é normal que por vezes possa haver zonas mais claras (devido a sombras provocadas por folhas, por exemplo), e que o fruto não tenha uma cor uniforme. 

- Por fim, uma apalpadela leve permite-nos saber se o pêssego está ou não no ponto. Se oferecer muita resistência o mais provável é que esteja duro e seja daqueles bons para "roer" (estes são os melhores para saladas). 




Raquel

1 comentário:

IT RECEITAS disse...

Caros Raquel e João,

O It Receitas é uma plataforma que pretende reunir as melhores receitas de culinária, dos melhores blogs. Queremos ser distinguidos pela diferença, pela qualidade dos conteúdo e das imagens apresentadas.

Achamos que o seu blogue reune as caraterísticas necessárias para fazer parte dos Blogs Destacados, e como tal queremos estender-lhe o convite para visitar o site (atendendo que ainda não está integralmente pronto), e fazer parte da nossa equipa.

Esta parceria não trará qualquer transtorno para si, pelo que a inserção de novos conteúdos no It Receitas, provenientes do seu blog, é feita de forma automática.

Este é o link do It Receitas: www.itreceitas.com

Esperamos que aceite este nosso convite.

Atentamente,

A equipa do IT RECEITAS