10/07/2014

dia-a-dia - varanda que dá frutos!

Nestes últimos dias a nossa varanda tem estado muito bonita. As plantas que semeámos e plantámos no início do ano estão a dar frutos maravilhosos e o nosso mini jardim tem-se enchido de cor.

É um prazer enorme ver crescer o que comemos, mesmos que, como é o nosso caso, só se tenha espaço para colocar alguns vasos. E é tão bom comer o que plantamos!

Não é muito difícil, mas é preciso saber algumas coisas. E, como em qualquer hobby, investir algum tempo por dia.

O pouco que sei aprendi recentemente, primeiro por leituras na net e em alguns livros e, depois, num curso que fiz no Jardim Botânico da Ajuda.

O curso de Técnicas Básicas de Jardinagem, organizado pela Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda, foi uma experiência muito enriquecedora e que me deu uma base de conhecimentos importantíssima para conseguir ter e manter o meu jardim.

Muito resumidamente, é importante regar as plantas consoante a temperatura ambiente e a humidade, não as matando por excesso ou falta de água; alimentá-las de quando em quando com fertilizantes adequados e, de preferência, biológicos; ir podando os ramos velhos e doentes e estar atento a pragas e outras doenças, atacando-as o mais cedo possível.

Morangos

Tomate cereja

Malaguetas

Acelga




João

1 comentário:

Ondina Maria disse...

Este ano já nos fartamos de comer morangos, framboesas, mizuna, manjericão, salva, alecrim e tomilho. Os mirtilos ainda estão tímidos. Mas em breve espero ter rabanetes, beterrabas, pastinagas, e mais outras coisinhas. Tudo nos vasos da nossa varanda :)