30/09/2012

receita - espetadas de frango com companhia

Decidi chamar a esta receita «espetadas de frango com companhia» pois de outro modo ficava com um nome muito grande. Foram feitas no forno, num novo prato (embora prefira chamar-lhe tabuleiro) super prático que experimentei.

É uma receita leve, saborosa e fica ainda melhor se acompanhada por uma boa salada!

É preciso:

- peito de frango
- courgette
- cebolinhas para assar
- banana
- bacon
- alho
- azeite
- mistura de pimentas
- pimentão doce
- limão
- pão ralado

Começa-se por cortar o peito de frango em cubos, nem muito grandes nem demasiado pequenos, de forma a poderem ser facilmente perfurados. Depois de cortado o frango, tempera-se o mesmo com sal grosso, alho picado (uma quantidade generosa), pimentão doce (só uma pitada), mistura de pimentas e azeite. Mistura-se tudo e rega-se com umas gotas de sumo de limão. 

Enquanto o frango marina e ganha sabor, preparam-se os restantes ingredientes e pré-aquece-se o forno a 180º. Corta-se a courgette em rodelas de cerca de 1,5 cm. Depois cortam-se as rodelas em metades.

À medida que os ingredientes ficam prontos podem-se ir juntando à marinada de frango para ganhar e libertar sabor. 

As cebolinhas cortam-se ao meio se forem das maiores, mas convém não ficarem metades demasiado pequena pois é o elemento que se desfaz mais facilmente ao ser perfurado. 

A banana corta-se em rodelas mais grossas, para não se desfazer e o bacon de modo a que seja possível dobrá-lo (já agora, bacon comprado na charcutaria e não daquele embalado, é bem mais saborosos!) e perfurar.

Separa-se o frango dos restantes ingredientes e polvilha-se com pão ralado, mas sem que fique totalmente coberto. 

Se quiser seguir a ordem escolhida, comece pela courgette, frango, cebola, banana, bacon e recomece apenas uma vez mais! No final regue com a marinada que sobrou!




Como podem ver pela imagem, o recipiente utilizado para ir ao forno não é dos convencionais, é um modelo da linha Ultra-Pro da Tupperware, que leva os alimentos ao forno sem precisar de acrescentar nenhuma gordura. A melhor forma de colocar os alimentos é perpendicularmente às saliências, de forma a não agarrar. Sim, é de plástico (inofensivo para a saúde) e sim, resiste ao calor!  É tão resistente que a NASA se foi inspirar nele para os seus foguetões!

Por fim, vai ao forno até que o bacon fique com um aspecto estaladiço e o frango dourado! 


Apresentação:

Acompanhe com uma salada e se quiser, faça uma redução de vinho do Porto para dar um gosto especial! 



4 comentários:

Anónimo disse...

vou experimentar e depois publico no meu blogue o resultado também! :)

S* disse...

Mas que delícia!

Manel disse...

Que aspecto ;)

les bons vivants disse...

Limited Editon,

quando experimentar diga-nos!

S*,

é!

Manel,

obrigada! :)

Raquel