26/09/2012

a nossa viagem a Espanha IV

Depois de andarmos a passear por aqui, aqui e aqui, chegámos a Navarra, sensivelmente na altura em que a viagem ia a meio, no dia 17 de Agosto.

Em Navarra conhecemos duas pequenas terras encantadoras, cada uma à sua maneira: Ochagavía e Zugarramurdi.

Comecemos pela primeira, Ochagavía: pequena terra junto dos Pirenéus de Navarra, de ruas empedradas e casas com varandas floridas dos dois lados do rio que por lá passa, atravessado por várias pontes, sendo uma delas marca da época medieval.

Ficámos duas noites, com promessa de lá voltarmos daqui a algum tempo. Esta paragem serviu essencialmente para descansar um pouco da viagem e para passearmos sem pressas, embora a meteorologia não tenha estado do nosso lado. O alojamento, abundante, era barato, e alugámos um quarto em casa de uma senhora por 27€ a noite. Um dos primeiros sítios onde fomos bater à porta, uma hospedaria com restaurante (Orialde), estava lotado. Contudo, tivemos oportunidade de lá ir jantar duas vezes, satisfeitos com a simpatia do dono que conhecia bem Portugal e nos recebeu de forma carinhosa no seu espaço.

De Ochagavía temos muito poucas fotografias, culpa da chuva que nos obrigava a esconder a máquina e também culpa nossa, que queríamos repousar um pouco do frenesim turístico. 


 Fica o convite para visitarem esta página e conhecerem melhor esta povoação (clicar para aceder ao website).

Ali bem perto, fomos dar um passeio pelo Bosque de Irati, um dos maiores da Europa. Quando nos decidimos a visitar o bosque o sol já começava a desaparecer, pelo que não nos quisemos embrenhar demasiado, até porque não faltam por ali javalis, raposas e outros animais que decidem aparecer pelo crepúsculo. 


No dia 19 saímos de Ochagavía e demos um salto em Pamplona, onde passámos apenas umas horas. O motivo pelo qual não nos demorámos prende-se essencialmente de querermos fugir de cidades maiores, até porque o orçamento estava a ficar cada vez mais pequeno e nessas zonas é tudo mais caro. De Pamplona trouxemos umas fotografias do curto passeio e uma multa de estacionamento...!


Depois de Pamplona parámos novamente numa pequena terra, Zugarramurdi, conhecida como «Pueblo de las Brujas» (que explicamos mais adiante...). A paisagem é essencialmente de montes verdejantes, que no Inverno devem ficar cobertos de neve.

Esta nossa paragem foi de apenas uma noite, hospedados numa casa rural que tinha uns quartos muito giros (Graxiana). Jantámos muito bem, com enchidos óptimos e um presunto absolutamente inesquecível, acompanhados por uma sidra também saborosa. O jantar foi muito agradável, no calor da noite, ao ar livre, numa grande mesa redonda de madeira maciça.


          Algumas imagens do pátio/entrada da casa rural e do restaurante.

Em Zugarramurdi existem umas grutas que são chamadas de «Cuevas de las Brujas», onde há também um Museu dedicado a estas. Se ali andaram bruxas ou não, não sabemos, mas a história (não fictícia) conta que lá se realizavam rituais pagãos. A verdade é que enquanto por lá passeámos um de nós bateu com a cabeça  e outro caiu e partiu uma peça da máquina fotográfica...! 



Navarra ficou por aqui...!



Raquel e João

Sem comentários: