15/05/2012

receita - salada de massa com atum e ovo com molho fresco

Receita simples e saborosa, indicada para dias mais quentes! Adaptada do livro de Gunter Beer e Patrik Jaros, A Enciclopédia da Culinária.

É preciso:

- massa (penne, ou outra à escolha)
- atum
- ovos
- cebolas novas (ou outro tipo, embora as novas tenham um sabor mais agradável quando cruas)
- iogurte natural
- maionese
- mostarda
- mel
- sal fino


Ferver água, colocar um pouco de sal grosso e cozer a massa. À parte, ferver mais água a fim de cozer os ovos (durante 7 minutos, para que a gema fique ligeiramente húmida).

Misturar a massa (passar por água fria depois de cozida e escorrida), o atum, a cebola picada em pedaços pequenos e os ovos cozidos grosseiramente cortados (também depois de arrefecidos  em água fria, antes de retirar a casca).

Para fazer o molho, juntar 1 iogurte natural e quase a mesma quantidade de maionese (um pouco mais), ir mexendo e acrescentando a mostarda, sal fino, e um pouco de mistura de pimentas, de forma a que o sabor do iogurte se sinta, mas sem ser demais. Para o molho ficar bom, convém ir provando de forma a perceber se é necessário equilibrar os sabores. 

Juntar o mel, sempre em quantidades pequenas, e mexer bem (se o mel não for muito refinado e estiver mais grosso, convém mexer mesmo bem para que não se acumule no fundo do molho e aí fique demasiado doce).

É suposto que o molho fique amarelo claro, embora a cor dependa da qualidade da mostarda e maionese. As quantidades de sal, mostarda e mel devem ser acrescentadas aos poucos, e dependem do gosto de cada um. 


Apresentação:

Servir a massa fria com o molho também frio por cima. Como podem ver, acrescentámos estragão no fim.  



Raquel 






3 comentários:

Anónimo disse...

provei e está aprovada.
bjs

Anónimo disse...

adoroooooooooooooooo as vossas receitas mas podiam dar sugestoes de algumas um pouco menos calóricas???

les bons vivants disse...

Anónimo 1,

:)

Anónimo 2,

julgo que sim! Parece que o João vai começar a fazer dieta!