06/03/2012

viagens e sítios - Quinta da Fornalha

Quando vos escrevi sobre Castro Marim (clicar para aceder ao post) - essa bela terra no Algarve, fiquei de vos escrever sobre um sítio maravilhoso onde passar uns dias.

A Quinta da Fornalha (clicar para aceder ao website), explorada por uma simpática família, promove o turismo rural ecológico em Castro Marim. A quinta, que consiste num conjunto de sete casas (todas com um nome diferente) de diversas tipologias, oferece o que de melhor se pode pedir: campo e praia - natureza.

As casas que compõem a quinta, recuperadas, têm um charme e conforto únicos, sendo acolhedoras, familiares e convidativas, no Inverno ou no Verão. Seja em família, a dois ou com um grupo de amigos, uns dias de férias aqui serão, certamente, deliciosos. 

Perto da praia (5 minutos de carro ou, para os mais desportistas, o percurso pode ser feito de bicicleta), o terreno da quinta é por si só propício ao lazer e ao descanso: um tanque bem arranjado que serve de piscina, numa área cuidada com sombras, relva e colchões; uma zona comum, exterior e interior, bastante agradável, com mesas, sofás, livros e bar; toda uma área exterior com figueiras, galinheiro e pequenas hortas, para além de alguns animais que se passeiam por perto (como os burros), ideal para quem quiser observar de perto a vida campestre. Se lhe apetecer um figo, precisar de uma alface ou um tomate, ninguém ficará aborrecido se os colher. 

Aliás, esta é uma das imagens de marca da Quinta da Fornalha - vai sentir-se como se estivesse em casa. A possibilidade de pagar o alojamento através de voluntariado em algumas épocas do ano, demonstra a essência deste projecto, que promove a sensibilização ambiental e cultural, associando-se a outras organizações. 

Este é também um local de fabrico de produtos biológicos, sempre a partir de recursos da quinta (são vários!): azeite, flor de sal, licores, compotas, etc., pelo que pode levar consigo uma recordação saborosa quando partir, ou unir os sabores à paisagem, e experimentá-los enquanto lá estiver!

Fiquem com algumas das nossas fotografias. As da página da Quinta da Fornalha são bem mais elucidativas.


Raquel





2 comentários:

Herculano disse...

lindo de morrer! pena nâo ter preços marcados :(

les bons vivants disse...

Herculano,

tem sim! No site, à esquerda em "ecoturismo sustentável" aparece a lista das casas para alugar, a respectiva descrição e preços!

Raquel