27/02/2012

viagens e sítios - Castro Marim

Castro Marim* é um pequeno Município no Algarve, muito perto de Vila Real de Santo António, próximo da fronteira com Espanha. Ali sentimo-nos entre o Alentejo e Algarve, com o que de melhor cada um nos oferece: tranquilidade, campo e praia.

Ao contrário da restante região, de urbanizações gigantescas, ruas e praias apinhadas de gente, Castro Marim (sobretudo a freguesia que tem o mesmo nome) é como um oásis protegido, com as suas casas brancas pequenas, em ruas sossegadas marcadas pela história das conquistas, ou não fosse esta uma terra na fronteira, em tempos guardiã do restante território. Aqui ainda se pode ouvir o sino da Igreja.

As praias, de areal extenso e de ar selvagem, sem  estarem engolidas por empreendimentos megalómanos, estão antes rodeadas de dunas e vegetação que as separa de um pinhal, conferindo-lhes uma riqueza paisagística que as tornam únicas. O oceano, de águas calmas e lisas, oferece uma temperatura um pouco mais acima do habitual. 

A riqueza de Castro Marim não se deve apenas às suas praias, mas também à cultura, história e biodiversidade: o castelo e reserva do sapal (de onde tem origem flor de sal e sal e sendo o habitat de inúmeras aves, como flamingos - no entanto um pouco deixada ao abandono) são disso exemplos. 

Para comer, o peixe, a doçaria e outras receitas mais algarvias, assim como o caracol, que todos os anos tem um Festival Internacional que lhe é dedicado, onde os apreciadores do petisco se podem deliciar com diferentes formas de confecção.

Perto de Tavira, Monte Gordo ou Manta Rota, a possibilidade de conhecer outras terras Algarvias, com vida nocturna animada é também uma mais valia.  Sobretudo, vale a pena ir até Cacela-a-Velha, aldeia entre Tavira e Vila Real de Santo António, situada junto ao Parque Natural da Ria Formosa, onde se pode conhecer a Praia da Fábrica, onde só se chega de barco, caso a maré esteja cheia. 

A vizinha Espanha fica a poucos quilómetros, ideal para quem quiser atestar o depósito ou dar um passeio por Ayamonte, ou até Sevilha.

Brevemente partilharemos convosco um sítio maravilhoso onde ficar e passar uns óptimos dias de férias, assim como onde ir comer.


* Fomos a Castro Marim em Junho de 2011 (infelizmente não temos muitas fotografias. A última é da praia de Cacela-a-Velha)


Raquel



4 comentários:

S* disse...

Tem verde e natureza... gosto!

saboracasa disse...

que giro - adorei este sítio!

Herculano disse...

tens razâo Raquel! estive em Castro Marim em 2003...fiquei maravilhado! e agora que me relembraste, vou la voltar! obrigado amiga

les bons vivants disse...

S*.

também eu!

saboracasa,

é mesmo giro!

Herculano,

também quero voltar o quanto antes!