28/02/2012

restaurante - Sem Nome (o melhor bitoque de Lisboa)

É arriscado falar de um prato tão comum e tão banal, daquele que é a escolha fácil, o prato barato da lista, o mais consensual do menu.

Arriscado e difícil, porque comparar pratos que à primeira vista são iguais em qualquer sítio, não é fácil. 

Mas a verdade é que este restaurante em Alvalade faz, por 7.5€, o melhor bitoque de Lisboa! 

E fá-lo da maneira certa, sem inventar: um bife, um ovo estrelado, arroz, batatas fritas e a habitual amostra de cenoura ralada (para não dizerem que os pratos não são acompanhados por salada). 

O que distingue este bitoque dos outros é a qualidade da carne, tenríssima, e a qualidade da sua confecção, sempre no ponto que se pede, mal, médio ou bem passado. Aconselho que peçam o bife frito e não grelhado (como vem na lista), porque o molho da fritura com alho dá-lhe um toque especial.

Aqui somos bem servidos, apesar da modéstia da casa: restaurante de bairro, local habitual da vizinhança, com balcão de alumínio, toalha de papel e empregados de camisa branca. 

Embora o serviço seja rápido, vale a pena ir enganando a fome com os croquetes e os pastéis de bacalhau, de qualidade acima da média.

Para os que quiserem experimentar outras coisas, os restantes pratos da ementa parecem ser bons e o peixe que se vê sair tem bom aspecto, mas confesso que quando lá vou, peço sempre o bitoque.

No fim, a mousse de chocolate da casa, de entre outras sobremesas, é uma boa opção.



João


Morada:
Rua Marquesa de Alorna, 29-C
1700-300 Lisboa

Telefone:
21 849 86 24

7 comentários:

Pedro disse...

Tenho de experimentar isso. Para mim o melhor bitoque de Lisboa é o do Príncipe do Calhariz.

Boas comezainas ;)

Jibóia Cega disse...

Obrigado pela dica. Um destes dias vou lá experimentar. Numa rua muito próxima fica um dos meus tascos preferidos da cidade com comida caseirinha e conta final abaixo de 10Eur.

les bons vivants disse...

Pedro,

Já não és o primeiro que me fala no Príncipe do Calhariz! Parece que tenho mesmo de ir experimentar...


Jibóia Cega,

Ah é? Como é que se chama esse tasco? Gostava de lá ir então.


João

Anónimo disse...

Fui lá na semana passada e fiquei um bocadinho desapontada com o bitoque. A carne estava rija, as batatinhas apesar de caseiras, deviam ter sido fritas em óleo já para o velhote. Valeu o croquete e o pastel de bacalhau.

les bons vivants disse...

Anónimo,

Tenho pena que a experiência não tenha sido a melhor... De todas as vezes que lá comi, o bitoque estava óptimo, ou teve azar, ou temos gostos diferentes!

João

Anónimo disse...

o bitoque do sem nome não é mau mas, se quiserem mesmo experimentar o MELHOR de lisboa (e não sou só eu que digo, é também a opinião da time out) é só andarem mais 100m até ao largo do quartel dos bombeiros na av. rio de janeiro. no canto da esquerda, bem escondido, está o solar minhoto.

entre várias pratos bastante bons (o bacalhau é sempre óptimo, os pratos "de forno" são demais) o bitoque é, sem dúvida, a "estrela": um belo bife do acém (tamanho xxl) sempre frito no ponto, com um molho de chorar por mais e batatas fritas caseiras sempre bem fritas e em quantidade suficiente para molhar no ovo a cavalo.

TOP!

les bons vivants disse...

Olá Anónimo,

obrigada pela dica que vamos guardar para futuras ocasiões!

:)

Raquel