05/11/2014

truques e dicas - cinco tarefas a fazer na cozinha, antes de se deitar

No mundo real, do dia-a-dia, das tarefas, do chegar a casa cansado do trabalho e ter vontade de enfiar qualquer coisa no microondas e jantar em cinco segundos, estas dicas que se seguem não são muito apelativas. Lavar a loiça do jantar ou pô-la na máquina já é, muitas vezes, um esforço, quando o que nos apetece é ir vegetar em frente do sofá, aproveitar o tempo que temos com os miúdos ou, simplesmente, dormir. 

Contudo, não posso deixar de partilhar isto convosco, estas dicas do site Kitchn, e digo-vos porquê: porque apesar de tudo isto, também sei que acordar de manhã e ter a cozinha limpa e arrumada é meio caminho andado para ficarmos mais leves e bem dispostos.

1.) Lave a loiça e deixe o lava loiças vazio e limpo. Arrume e limpe as bancadas e fogão. Seque a loiça ou retire a loiça lavada da máquina e arrume-a. Acredite que no dia seguinte vai agradecer ter a máquina da loiça pronta a encher de pratos sujos, sem ter que estar a arrumar antes o que lá está.

2.) Limpe o chão. Sim, limpar o chão da cozinha nem sempre é uma tarefa que ponderamos que seja diária, mas deveria ser. Um chão varrido e limpo diariamente deixa a cozinha com um ar sempre impecável e, quando chegar o dia da limpeza semanal, não vai ter tanto trabalho. Não é preciso exagerar. Antes de se deitar, passe uma vassoura e uma esfregona com um bocadinho de água. 

3.) Deite o lixo fora. Assim também evita maus odores a serem libertados durante a noite.

4.) Substitua os panos da loiça e as toalhas/individuais.

5.) Prepare o pequeno-almoço ou parte dele. Porque não deixar já café feito ou chá? No dia seguinte só tem de aquecer. Deixe à mão cereais, compotas e outros ingredientes que pretenda servir dali a umas horas. 

Depois disto, a sua manhã vai ser melhor.


Raquel

3 comentários:

A.João disse...

Quando li as três primeiras, pensei...é o que se faço quase todos os dias, mas a quatro e a cinco é que não, são hábitos.

les bons vivants disse...

Claro que são, e muito bons hábitos. :)

Blog Profissão Mãe disse...

São bons hábitos...mas tem dias que uma "ssoa" quer é fugir da sua linda cozinha...