03/09/2014

restaurante - Belém 2 a 8

Em Julho decidimos ir jantar a Belém, zona de Lisboa que, regra geral, é um parque de atracções para turistas, o que apesar de ser óptimo, nos retira alguma da sensação de estar na nossa própria cidade. Lá fomos nós, experimentar o Belém 2 a 8, no espaço que antes pertencia ao Rosa dos Ventos.

O primeiro aspecto que imediatamente notámos, foi o atendimento: atenção, simpatia e profissionalismo, mas daquele natural e espontâneo que nos faz sentir em casa. 

Percebemos pela carta que o prato forte da casa são os petiscos portugueses, desde os típicos peixinhos da horta, passando pela salada de polvo. Aliás, foram estes os nossos favoritos, dos vários que experimentámos. Os peixinhos da horta crocantes e a salada de polvo irrepreensivelmente temperada, com o polvo no ponto certo. 

Em segundo lugar do top, sardinha em conserva com pimentos, escabeche de cebola e um redução de Porto saborosa, empatada com uma gulosa espetada de linguiça com ananás.

A terrina de javali com trufa também soube bem e, com menos graça, não pela confecção em si, mas pelos sabores, a salada de bacalhau e grão. Os ovos mexidos com farinheira não convenceram, não só porque este prato é sobrestimado, como pelo sal a mais que se fez sentir. Acontece.


O petisco da casa é o pastel de nata de bacalhau, que apesar de não ter sido um dos favoritos estava, de facto, muito agradável.

Além dos petiscos pode sempre optar-se pelos pratos, também eles portugueses e com os nossos sabores. 

Se lá forem, não deixem de provar o leite creme, provavelmente um dos melhores que já comemos. 

O importante a reter é que há em Lisboa um espaço simpático, agradável, com bom atendimento e bem decorado (o espaço divide-se em dois andares, o térreo com uma decoração mais jovial e colorida, o piso superior com maior sobriedade e requinte e com livros de arquitectura a tornar tudo mais interessante). Serve bons petiscos, a um preço acessível e com variedade suficiente para ir partilhando e experimentando. De notar ainda a boa selecção do vinho da casa. 

Este restaurante é uma boa montra da comida portuguesa. Não tem pretensões de ser o último grito. Antes pelo contrário, é assumidamente simples, de apresentação cuidadada e com os sabores que conhecemos e a que estamos habituados. Numa época de modas, de twists e reinterpretações da cozinha portuguesa, é uma lufada de ar fresco ver que ainda há quem se preocupe por manter as coisas como elas são. 


Raquel e João


Morada:
Rua de Belém, nº 2 a 8
Lisboa

Telefone:
21 363 9055

Sem comentários: