20/03/2014

Tour Gatronómica SANA Hotels #2 - Espadarte

A semana passada embarcámos em mais uma etapa da nossa aventura gastronómica pelos restaurantes dos hotéis SANA, com o intuito de conhecermos as novas cartas de Primavera/Verão. 

A verdade é que quando temos de escolher um sítio onde ir jantar ou almoçar, nem sempre nos lembramos dos restaurantes de hotel. Não temos o hábito de frequentar este tipo de espaços, seja porque os associamos a almoços de negócios ou a turistas, seja porque nem nos ocorre que podemos lá ir, mesmo que não estejamos hospedados. Porém, podemos estar a perder uma boa oportunidade de experimentar uma cozinha de qualidade e um atendimento profissional, aliados a um espaço e decoração normalmente menos convencionais.

Se a tudo isto acrescentarmos uma localização simpática, como Sesimbra, temos o restaurante Espadarte, com o mar quase a beijar as mesas. Podemos resumir a carta e a postura do chef em poucas palavras: frescura, alimentos da região e simplicidade.

De facto, João dos Santos, que já passou pela Bica do Sapato e que agora está ao leme da cozinha do Espadarte, conjuga os seus conhecimentos em nutrição e avaliação da frescura e qualidade dos produtos de pesca na perfeição, brindando-nos com pratos com produtos locais, de confecção requintada mas sem excessos.

A nossa refeição começou com a "prata da casa": bifinhos de espadarte com escabeche de cenoura e cebola, acompanhado por uma salada de verdes (alface e rúcula) e molho de pimentos. A entrada era leve, fresca e com sabor a Verão, sublinhando que estamos numa vila piscatória.


O prato de peixe não podia desiludir e fomos presenteados com uma maravilhosa açorda de gambas e coentros com um fresquíssimo robalo, cozinhado no ponto e bem arranjado. A açorda de gambas era cremosa e leve. No prato, uma espécie de vinagrete de mostarda que conferia um sabor inesperado, completando-o.


De seguida, chegou-nos um prato menos primaveril, ainda a lembrar o Outono: lombo de veado com puré de castanhas e molho de vinho do Porto. Sabores equilibrados, carne muito tenra e um puré de castanhas exemplar em sabor e textura (muito macio). O molho de vinho do Porto estava igualmente saboroso. A acompanhar este prato, um vinho tinto acentuado, que ligava muito bem com a carne de caça: Malotojo, com uma quinta na zona de Azeitão e outra no Alentejo. Aliás, esta foi a marca que nos acompanhou durante todo o jantar. O Moscatel que bebemos com a sobremesa, era delicioso.

Por fim, a dita sobremesa: trouxa de maçã e passas e gelado de baunilha. Simples, sabores clássicos e bom contraste: maçã e canela quente e crocante e um gelado fresco e doce. Bom final para um jantar que não precisava de mais.


Uma refeição magnífica, com a simplicidade dos ingredientes frescos,  utilizando produtos bons e bem confeccionados.  Só temos pena de não ter provado uma manteiga caseira, no couvert. Certamente que seria deliciosa!

Nãos se pode pedir mais se, a tudo isto, juntarmos um atendimento profissional. 



João e Raquel 




Morada:
Av. 25 de Abril
2970-634 Sesimbra

Telefone:
 212 289 000


1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom aspecto.

http://viagemdoceviagem.blogspot.com