26/09/2013

truques e dicas - como conservar queijo

Já vos deve ter acontecido comprar um bom queijo e passado poucos dias terem de o deitar fora, por estar com mau aspecto, sem sabor ou com bolor. 

Um dos erros mais frequentes é embrulhar o queijo em película aderente ou outro tipo de plástico. Sendo o queijo um alimento que precisa de "respirar", envolvê-lo totalmente em plástico é meio caminho andado para que o queijo se estrague e fique sem sabor. 

O ideal é envolver o queijo em papel, um papel fino como o vegetal ou papel de cera. Tem é de ser um papel poroso que permita o queijo "respirar".  De facto, assim que o queijo é cortado ou aberto entra logo em contacto com o ar e começa lentamente a deteriorar-se. É preciso protegê-lo, mas de forma correcta.

Depois de envolvido em papel, aí sim pode guardá-lo dentro de um saco de plástico, por exemplo, e colocá-lo no frigorífico, mas na parte menos fria, como a gaveta dos vegetais. O plástico protege o queijo dos odores que circulam no frigorífico, preservando o sabor do queijo. Pode optar por guardá-lo envolto em papel, num tupperware. 

De qualquer forma, não convém que o queijo fique muito tempo no frigorífico, pelo que se deve comprar quantidade suficiente apenas para uma ou duas porções. 




Raquel

3 comentários:

Comida de conforto disse...

Óptima dica! Acontece-me imenso deitar queijo fora por estar cheio de bolor e já vi porquê... :)
O raio da pelicula aderente, vejam lá!!!

les bons vivants disse...

Comida de conforto,

é verdade, também me acontece várias vezes...! Até que descobri o motivo! :)

Raquel

Sara Patrão disse...

Raquel e pão? O pão que faço em casa ao fim de 3 dias fica a cheirar a azedo...não o quero congelar...truques? :)