07/10/2013

workshop Sabor do Ano no U Chiado

A convite do Sabor do Ano, participei num workshop no restaurante U Chiado. O objectivo era conhecer os produtos certificados com o selo de qualidade Sabor do Ano de 2013.

Juntei-me à Isabel e à Suzana e arregacei as mangas para preparar três pratos com os ingredientes certificados. Com a ajuda da chef Vanessa Silveira fizemos uma entrada, prato principal e sobremesa que tornaram aquela tarde chuvosa num divertido convívio gastronómico.

De entrada fizemos umas tostinhas com pasta de azeitona, queijo feta e rúcula temperada com vinagre de framboesa. Este vinagre, da marca Gallo, foi uma boa descoberta. Tem um início de intenso sabor a framboesa que se vai perdendo na acidez que perdura no palato.

De seguida preparámos umas postas de bacalhau Riberalves com esparregado e batatas a murro. Como as postas eram boas, a confecção simples serviu apenas para destacar a sua qualidade. Começámos por lhes dar uma entaladela em azeite, só para ganhar cor. De seguida juntámos alho laminado e bastante azeite para as finalizar no forno. O esparregado, que por acaso fui eu que fiz, é muito simples: num tacho puxar em azeite e alho os grelos previamente cozidos, acrescentar meia colher de sopa de farinha e um fio de leite para a envolver. Finalizar com um fio de natas para dar cremosidade e umas gotas de vinagre. Por fim, rectificam-se os temperos.

Terminámos a refeição com um carpaccio de ananás dos Açores com nata azeda e petit gateaux de chocolate. O ananás Profrutos, produto com selo Sabor do Ano, é de facto muito bom.

Tudo isto foi muito bem acompanhado por um bom e muito em conta (entretanto já fui investigar) vinho branco da Adega de Favaios.

Fica o agradecimento ao Sabor do Ano, que nos dá a conhecer o melhor que por cá temos e, claro, que organiza a excelente iniciativa que é o Restaurant Week. A próxima edição lisboeta começa já no dia 10 de Outubro.




João

1 comentário:

S* disse...

Mas que bela experiência!