28/03/2013

restaurante - Tanite (francesinhas em Lisboa)


Quando se fala em francesinhas, há sempre opiniões diferentes e há sempre quem conheça o restaurante com as melhores do Porto! O problema é que raramente duas pessoas apontam o mesmo sítio. Cada um tem o seu favorito e nós, claro, também temos o nosso, sobre o qual havemos de escrever um dia destes.

Mas não é sobre as francesinhas do Porto de que este texto trata, mas sim das de Lisboa. É que há um restaurante que tem o título de “a melhor francesinha de Lisboa”, ganho num concurso de francesinhas (sim, eles existem) e nós, claro, fomos experimentar.

Assim que entrámos no Tanite perguntei ao empregado: “diga-me uma coisa, estas são só as melhores francesinhas de Lisboa, ou também são as melhores do país?” A pergunta quebrou logo o gelo e teve resposta imediata: “de Lisboa são de certeza. E há quem diga que são melhores de que as do Porto!” 

A partir deste momento a fasquia ficou elevada. Aquele pequeno restaurante no Calvário tomava proporções de nível nacional!

Pedimos, e passado pouco tempo lá vieram as propriamente ditas. Eram altas, cheias de queijo e molho, com um ovo em cima e com as batatas fritas à parte (para não absorverem o molho todo). Tinham um bife razoável, tenrinho q.b., salsichas frescas e de lata (está bem que a francesinha pode levar tudo, mas neste caso as de lata eram desnecessárias). Faltava a linguiça!

O que realmente importa neste prato é o molho, e neste caso era muito bom, picante o suficiente e com direito a reforço a meio da refeição.

O espaço é simples , tipo restaurante de bairro. Quanto a preços, a refeição toda, com bebidas e cafés, ronda os 12€ por pessoa.


João


Morada
Largo Fontaínhas 15
1300-255 Lisboa 

Telefone
21 364 56 04

5 comentários:

Carolina Bernardo disse...

Tal como disse no Facebook, sugiro o D.Tacho.
O dono é natural do Porto e foi para Lisboa para abrir o restaurante.

Em Lisboa não conheço mais nenhum, mas no Porto já experimentei vários.
Segundo a Time Out (e para mim também) o Santiago na rua do Coliseu é o melhor.
Segundo o Expresso, é o buffet defast (não estou certa que se escrever assim) Fica na Rua de Santa Catarina e tem meia dúzia de mesas!
Ambos são óptimos, mas quanto a mim gosto mais do tempero das do Santiago.

Ficam as dicas!

kate disse...

Esse ainda não conheço. Tenho que experimentar!! Ontem por acaso fui comer francesinha a Odivelas ao restaurante Marco, recomendada por uma amiga que dizia que eram divinais. Mas não apreciei nada!! Francesinhas em Lisboa recomendo o Dom Tacho na zona do Campo pequeno. Adoro as francesinhas e o molho é divinal. É um pouco para o picante... mas é mesmo assim que adoro, a puxar pela cervejinha ;)

Turista disse...

Olá João, gostei de ler esta vossa incursão, às melhores francesinhas de Lisboa.
Cá por Braga também sei onde são as melhores. :)
Beijinhos para os dois.

Joana disse...

Ja fui a ambos os restaurantes, o do Calvario e ao Dom Tacho e prefiro as francesinhas do Dom Tacho, o molho é bom e sao mais parecidas c as do Porto. E o atendimento tb é mt bom...

les bons vivants disse...

Carolina,

Obrigado pelas dicas! Pelo menos o Dom Tacho vamos experimentar em breve.

Kate,

Ele é bom é picante! Nem mais, para puxar a cerveja. Como já disse à Carolina, havemos de experimentar o Dom Tacho. Obrigado, também, pela sugestão.

Turista,

A francesinha já é um prato nacional! Beijinhos dos dois.

Joana,

Com tantas pessoas a sugerir o Dom Tacho, temos mesmo de experimentar! Espero que com a fasquia tão alta, não desiluda.

João