26/02/2013

receita - risotto de alheira e aipo

Esta foi a primeira vez que fiz um risotto e devo dizer que fiquei orgulhosa. O processo pode ser demorado mas se o resultado final for bom, compensa!
O risotto é feito em três partes: caldo, ingredientes (neste caso alheira e uns legumes) e arroz. É mais fácil separar as fases desta forma para não nos perdermos.

É preciso:
- aipo
- alho francês
- cenoura
- cebola
- cogumelos brancos (ou outros) frescos
- pimento encarnado
- courgette
- alheira de caça
- azeite
- vinho branco
- arroz para risotto (o da marca Pingo Doce é bom)
- manteiga
- queijo parmesão
- sal grosso

Para 3 ou 4 pessoas: começa-se por preparar os legumes para o caldo: lava-se e corta-se grosseiramente o aipo (só os talos, uns três ou quatro), o alho francês (1), a cenoura (1 ou 2), e meio pimento encarnado. Põe-se numa panela com um fio de azeite juntamente com meia ou uma cebola e os talos dos cogumelos. Sua-se um pouco em azeite, e acrescenta-se a água (que tape os legumes, mas não é necessário encher até cima). Tempera-se com sal grosso e uma pitada de pimenta. Fica a ferver em lume médio/brando.

Enquanto o caldo apura, corta-se a outra metade do pimento, os cogumelos (uma mão cheia), meia cenoura, e um pouco de courgette em pedacinhos pequenos (os cogumelos não devem ficar demasiado pequenos para manterem a consistência, o melhor é cortar em quartos, por exemplo). Depois salteia-se cada legume num fio de azeite (ou todos ao mesmo tempo se não forem perfeccionistas com os tempos de cozedura) e reserva-se. A cenoura e cogumelos podem ser temperados com uma pitada de sal. 

Frita-se uma alheira desfeita num fio de azeite, e reserva-se juntamente com os legumes salteados.

Pica-se uma cebola e leva-se ao lume em azeite. Quando ficar transparente junta-se o arroz e dá-se um fritura. Depois refresca-se com vinho branco, mas sem cobrir por completo. A pouco e pouco junta-se uma ou duas conchas de caldo coado (o caldo pode estar em lume brando). Nesta fase é importante ir sempre mexendo com suavidade. O arroz vai cozendo lentamente e sempre que estiver a ficar com menos líquido, junta-se mais caldo, para a cozedura ser constante.

Convém ir provando para verificar se o arroz está pronto. Deve oferecer uma resistência suave. Quando estiver mesmo quase cozido, misturam-se os legumes salteados e a alheira e mexe-se. Junta-se a última concha de caldo, mexe-se e desliga-se o lume.

Com o lume desligado, acrescenta-se uma colher de sopa de manteiga e mistura-se, depois junta-se o queijo parmesão ralado. A quantidade de queijo depende do gosto, mas eu ponho pouco por uma questão de preferência de sabor e consistência.

Deve ser servido e comido imediatamente. 




Vou aproveitar o passatempo promovido pelo blogue Cinco Quartos de Laranja, para participar com esta receita! 


Raquel

3 comentários:

D. à conversa disse...

Fiz uma versão "vegetariana" de risotto, que por acaso foi bem parecido com esse :).

O teu risotto ficou com óptimo aspecto.


http://conversasentrealmofadas.blogspot.pt/2013/01/risotto-de-farinheira-e-cogumelos.html

les bons vivants disse...

D. à conversa,

esse risotto ficou com óptimo aspecto! :D


Raquel

D. à conversa disse...

Oi Raquel, infelizmente a fotografia não é minha, pois não o tinha feito ainda nessa altura.
Mas obrigado na mesma ehehe :)