07/01/2013

viagens e sítios - São Pedro de Moel

Como alguns de vós saberão, São Pedro de Moel, em Leiria, é a nossa segunda casa: sempre que podemos fugimos para lá. 

De Inverno ou de Verão, esta  terra que se funde com o mar, de um lado, e com o pinhal, de outro, é absolutamente maravilhosa para um fim-de-semana ou umas férias. 

É impossível ficar indiferente à natureza que lá se respira, e à liberdade que São Pedro nos faz sentir. Em São Pedro é bom ser-se criança e ser-se adulto.

Caminhadas e piqueniques pelo pinhal, ideal para passeios a pé ou de bicicleta; caminhadas pela Avenida do Farol, perto do mar, ou mesmo pela praia; mergulhos no mar selvagem... há actividade para todos os gostos. 

Depois, a tranquilidade das ruas, o charme das casas, de portadas coloridas ou escondidas pela vegetação, o ambiente familiar que se vive, são realmente apelativos.

Na altura do frio, São Pedro fica apenas na companhia de quem lá vive o ano inteiro, e esse silêncio é também ele bom, reconfortante, com o som do mar ao fundo e a praia deserta. Na Primavera aparecem as andorinhas nos telhados, e sol convida ao ar livre, mudam as cores do pinhal, os verdes ganham vida. 

No Verão, São Pedro recebe mais pessoas e enchem-se as moradias, apartamentos e campismo. De noite, aumenta o movimento nas ruas, nos bares (dois deles bem antigos) e na discoteca da zona.

Pescadores, surfistas, gente que trabalha no vidro da Marinha Grande, todo um conjunto de pessoas, velhos e novos, fazem de São Pedro um refúgio perfeito onde, ainda por cima, se come o melhor arroz de polvo de sempre!


Raquel




5 comentários:

S* disse...

Mas que perfeição, que sítio relaxante...

beauty-aka-life disse...

São Pedro é de facto maravilhoso!! Também por lá andei este Sábado :) E aquele café com esplanada, no meio do pinhal, e com parque para as crianças...é o meu destino de eleição!

les bons vivants disse...

S*,

é mesmo perfeito!

Graziela Jerónimo,

pois é! E o Bambi, esse café/bar no meio do pinhal, é ideal para pais e filhos! :)

Raquel

Joana disse...

Olá!
Identifiquei-me totalmente com o vosso post.
S. Pedro é a praia da minha infância, juventude, vida adulta... É um sítio perfeito e onde já passei momentos inesquecíveis!
É bom saber que somos mais a partilhar da mesma opinião.

les bons vivants disse...

Joana,

ainda bem que gostou! São Pedro é mesmo especial.


Raquel