23/01/2013

restaurante - Osteria cucina di amici


Conceitos gastos e restaurantes iguais a todos os outros, apenas com um ou outro detalhe diferente, não são muito entusiasmantes. Num momento em que comer está na moda e o gourmet impera (para o bem e para o mal), é importante dar lugar à criatividade. É importante que haja algo de interessante e novo para que a comida não se torne cinzenta e aborrecida.

Para isso são precisas ideias. Boas ideias, simples, sem quererem ser mais do que aquilo que podem ser. Ideias como a que deu origem ao restaurante Osteria: associar o melhor da autêntica comida regional italiana ao conceito do petisco português.

Pratos pequenos, doses para partilhar e tudo cozinhado com o máximo respeito pela tradição italiana. Tudo isto num ambiente "retro cool urbano", com mesas e cadeiras diferentes, num espaço pequeno mas acolhedor. Simpatia de quem atende, com o cuidado de explicar os pratos e a sua origem, sem arrogância e com orgulho. Na nossa ida ao Osteria começámos por pedir coelho em conserva, nada de especial, demasiado oleoso, praticamente não deixando sentir o sabor do coelho (à Raquel soube-lhe a bacalhau...)! Talvez a qualidade das conservas portuguesas afecte a forma como experimentamos outras… Porém, o pão caseiro com que acompanhámos a conserva era uma focaccia excepcional. 

De seguida comemos uns polipetti (polvos muito pequeninos) com molho de tomate, azeitonas e alcaparras, que era um dos pratos do dia. O prato estava muito bom, bem temperado, com um molho de tomate denso e cheio de sabor. Ainda pedimos uns gnocchi deliciosos (os heróis da noite), acabadinhos de sair do forno, com natas a borbulhar, queijo derretido e alecrim a dar cor. Para terminar ainda partilhámos uma tarte de limão com pinhões que estava bastante boa. 

Não podia acabar este texto sem referir a sangria branca... Que coisa boa! Quem diria que vinho branco e limoncello combinariam tão bem… O único senão foi ter ido de carro, senão tinha-me deixado levar e bebido mais uns copos… 

Resta ainda acrescentar que o preço ronda os 15€ por pessoa, o que, tendo em conta a quantidade e variedade do que comemos, não está nada mal. Voltaremos certamente, para provar os outros pratos da ementa. 


João


Morada:
Rua das Madres, nº 52-54
1200 Lisboa-Madragoa

Telefone:
21 396 0584

4 comentários:

Jibóia Cega disse...

Será este da mesma dona da Taberna Ideal?

Helena Pereira disse...

Sim, é da mesma dona da Taberna Ideal e da Petiscaria ideal. Já tentei ir ao Osteria almoçar num Domingo e não consegui, estava cheio, mas vou voltar a tentar.

les bons vivants disse...

É sim!

Mas este é substancialmente melhor e mais agradável...

Raquel

Jibóia Cega disse...

Nunca consegui ir à Taberna, só à Petiscaria e outro dia vi uma placa a indicar a Osteria. Tenho que lá ir ver isso. Obrigado.