25/01/2013

foodies na Tentações

Se folhearem o suplemento Tentações, da Revista Sábado que saiu ontem, vão encontrar por lá o nosso nome. O número de hoje foca as novas tribos urbanas, em que se encontram os foodies
 

 Responder às questões que nos fizeram deu-nos tanto gozo que decidimos partilhar convosco as nossas respostas a todas as perguntas. Na revista poderão ler outras respostas de outros foodies e espreitar as outras tribos!


1. O que é um foodie?
Um foodie é alguém que se interessa por comida, desde comprá-la, prepará-la, servi-la, comê-la. Ou seja, alguém que retira prazer da experiência de cozinhar e comer. 

Assim, os foodies adaptam-se bem a qualquer sítio, não são preconceituosos, conseguem ser camaleónicos: se o restaurante for requintado e com clientela mais chique, adoptam essa postura; se forem a uma tasca simples, a postura será outra, mais descontraída. Contudo, não gostam de ir a um sítio ao engano, nem têm paciência para restaurantes cuja decoração e pinta apontam para uma coisa, e a carta e comida é absolutamente normal ou má. 

Outra característica está no facto de que não só importa o que se come, mas onde e como. Pegar no almoço e comê-lo num banco de jardim, no meio do pinhal, bosque, praia, ou até no carro, faz de uma pessoa um foodie. Comer na cozinha, em pé, enquanto se prepara mais coisas, também. Comer a ver televisão. Para um foodie, comer não precisa de ser um ritual habitual, rígido. 

Os foodies gostam de viajar dentro e fora do país e experimentar pratos e comida da zona, ver programas de televisão de cozinha, fotografias de pratos, ler livros de receitas, ver sites e blogues. 

Os foodies gostam de cozinhar no campismo.

2. Consegues dizer-nos três sítios onde podemos normalmente encontrar foodies?
Podemos encontrar foodies em restaurantes (em qualquer um, lá está); na secção de gastronomia das livrarias; em lojas com acessórios e produtos de cozinha e em workshops.

3. E três sítios onde os foodies vão às compras?
Se as compras não forem de comida, em qualquer sítio. Se a questão for direccionada para compras relacionadas com cozinha e comida, para além dos grandes supermercados, em três outros sítios: mercados; supermercado do El Corte Inglés que tem produtos de qualidade e produtos importados; lojas pequenas com produtos importados (como na Mouraria).

4. E outros três sítios onde vão jantar?
Sendo que nos tomamos a nós como exemplo: Castro Elias (petiscos bons, com um toque); Sushi Café Avenida; Nood. 

Mas fora de Lisboa procuramos restaurantes mais pequenos e onde há um prato que sabemos ser bom (por exemplo o restaurante Bolas, perto de Évora, que tem uma sopa de poejo e borrego óptimos, ou o restaurante A Fonte em São Pedro de Moel, que tem o melhor arroz de polvo de sempre).


5. Por fim, três sítios onde vão sair à noite?
Os foodies vão sair à noite para os locais habituais, não se distinguem das restantes tribos ou pessoas. 

No entanto, o que importa perguntar, é “onde é que os foodies vão depois de sair à noite?” Aí sim, há uma diferença: os foodies gostam de comer antes de ir para casa. Por isso procuram uma roulotte para um cachorro ou um kebab, uma tasca aberta até tarde (como a Tasca do Esteves em Alcântara onde há um bom prego), ou os conhecidos bolos e pães com chouriço, vendidos através de grades (no Bairro Alto ou no Alto de Santo Amaro).

6. Sobre vocês... quem são? E porque é que começaram este blogue?
Somos o João e a Raquel. Entre a arquitectura (João), a ciência política e estudos de intelligence (Raquel), vamos aproveitando a vida.

De tal forma que, com tantos passeios e jantares, nos começaram a chamar de bons vivants, sempre na boa vida. Pensámos: «porque não partilhar com os outros as nossas experiências na cozinha, em viagem, em restaurantes»?



Raquel e João

3 comentários:

S* disse...

Muitos parabéns, vocês são mesmo um casalinho amante do bem comer.

Teresa disse...

Já foram ao Caso Sério em Alfama? Recomendo... tem belos petiscos e uma carta de vinhos que não sendo um luxo nem muito variada, é bastante satisfatória. Além disso têm imperial Franziskaner, o que nem sempre se encontra.

les bons vivants disse...

S*,

ora essa! :)

Teresa,

não conhecemos, mas pela descrição estamos com vontade! Obrigada pela dica.

:)

Raquel