09/12/2012

receita - ovos mexidos (no ponto) com farinheira

Quase toda a gente faz ovos mexidos e não há dúvida que é um dos pratos mais cozinhados quando se tem pressa, escassez de ingredientes ou simplesmente falta de vontade de cozinhar.

A razão pela qual escrevo este post deve-se ao facto de nem toda a gente saber cozinhar os ovos no ponto certo. Há uma tendência enorme para os cozinhar em demasia, o que os deixa secos e com uma textura desagradável. Os ovos devem ser cozinhados pouco tempo!

Deixo-vos, então, uma receita que gosto muito de fazer, de ovos mexidos com farinheira:

É preciso:

- azeite
- farinheira
- ovos
- leite
- sal e pimenta
- pão
- manteiga de alho
- tomate cereja


Em muito pouco azeite frita-se a farinheira (previamente desfeita em pedaços e sem "pele") até estar cozinhada. À parte misturam-se os ovos (2 por pessoa) com um pouco de leite, sal e pimenta.

A parte crítica é quando se juntam os ovos à farinheira! Deve-se mexer muito bem com uma colher de pau e reduzir o lume. Se a frigideira estiver muito quente o melhor é mesmo afastá-la do lume. Continua-se a mexer e assim que os ovos ganharem consistência retiram-se da frigideira para não continuarem a cozinhar.

O tempo pode variar, mas todo o processo de cozedura dos ovos não costuma demorar mais de um minuto. Todo o tempo que estão a cozinhar a mais, estão a perder qualidade e sabor.

Apresentação:
Os ovos mexidos com farinheira servidos com tomate cereja e pão torrado com manteiga de alho.



João

4 comentários:

Jibóia Cega disse...

Alguém que me compreende. Muita gente acusa-me de deixar os ovos crus mas depois de provarem, gostam e vêem que não estão assim tão crus.

Alu disse...

Eu gosto de cozinhar bem os ovos por uma questão de segurança contra coisas como salmonelas.

MUSCHKIN disse...

Por favor; alguem me diga. O que é farinheira?
?




les bons vivants disse...

Jibóia,

Pois é, assim ficam muito melhores!

MUSCHKIN,

Farinheira é um enchido típico português, com um sabor muito intenso e muito bom. Se nunca provou aconselho vivamente!


João