07/11/2012

restaurante - Fangas Mercearia&Bar

Perdido numa malha de ruas apertadas e becos, fica o pequeno Fangas Mercearia&Bar, um espaço que vive de um conceito diferente: um misto de restaurante, bar e mercearia, a que podemos acrescentar um toque literário.

O Fangas, nome que tem inspiração na obra de 1943 de Alves Redol, funciona num espaço apertado mas muito acolhedor, com pequenas mesas de aspecto convidativo, sobretudo aquelas junto de grandes janelas, ideais para um jantar mais romântico.

De facto, escrever sobre o Fangas implica começar pelo ambiente em que se insere e a decoração, elemento que nos salta logo à vista e nos faz sentir bem, mesmo antes de saborearmos os petiscos.

A originalidade deste sítio não se prende apenas com o conceito de bar e mercearia, onde os bons vinhos nacionais estão expostos juntamente com os chapéus de chuva de chocolate, que encontrávamos habitualmente nas mercearias do bairro. 

A originalidade estende-se ao que nos e servido, não propriamente pelo resultado final mas pela ideia subjacente. Quem imaginaria conciliar uma carta que inclua tostas com conservas (outros dos produtos expostos), chás, enchidos e queijo?

Quando lá fomos, cheios de pressa e, simultaneamente, cheios de pena por não podermos desfrutar da refeição convenientemente, fomos bem recebidos por duas simpáticas jovens que rapidamente se puseram ao trabalho para nos servir rapidamente. A verdade é que a casa estava vazia e só um tempo depois é que uma família de turistas se juntou a nós. 

Acompanhámos  uma tosta de cavala fumada com manjericão e tomate, tão simples quanto saborosa, com um copo de vinho. Ao mesmo tempo, íamos mergulhando os talheres numas batatas recheadas de queijo, que foram ao forno, e nas fatias de presunto (bem bom) que as completavam. A refeição resultou numa surpresa muito agradável surpresa.

Os preços são acessíveis, normais para este tipo de estabelecimento, que se pode dizer moderno com toques de tradição, despretensioso mas com brio em servir bem (sem sobremesa, com vinho a copo e café, ronda os 9€ por pessoa).

Na mira ficou uma tosta de sardinha com agrião e outros petiscos com enchidos à mistura.

Não se assustem por encontrar a casa vazia à hora do almoço, é normal. Ao jantar o movimento é maior, com necessidade de reserva para quintas, sextas e fins-de-semana.


Raquel


Morada:
Rua Fernandes Tomás, 45-49
3000-168 Coimbra

Telefone:
93 409 36 36

1 comentário:

Gremelinica disse...

Obrigada pela dica....