15/11/2012

receita - entrecosto com molho barbecue, salada de romã e batatas fritas

Esta receita tem origem num conjunto de outras que tenho visto, mas que apropriei e adaptei ao meu gosto. Espero que façam o mesmo, porque na cozinha não deve haver nem segredos, nem demasiadas regras.

Caso não tenham todos os ingredientes, usem outros, experimentem, com certeza sairá bem se for feito com prazer!

É preciso:

- entrecosto de porco
- sal grosso
- pimenta preta
- pimentão doce
- piripiri em pó
- orégãos
- azeite
- alho
- sumo de uma laranja
- ketchup
- limão
- molho inglês
- vinagre balsâmico
- mel
- alho em pó
- sal fino
- 1 romã vermelha (fruta de Outono)
- batatas para fritar
- amêndoas laminadas
- hortelã
- agrião
- rúcula


Tempera-se o entrecosto com sal grosso, pimenta preta, pimentão doce, piripiri em pó e orégãos.

Coloca-se num recipiente de ir ao forno com um fio de azeite no fundo (a parte do entrecosto que fica para baixo é a do osso) e junta-se alho picado, um fio de azeite e o sumo de uma laranja.

Vai ao forno a baixa temperatura (não sei ao certo, mas cerca de 160º) durante 1:30 h, 1:45 h.

Enquanto o entrecosto está no forno, pode-se ir preparando o resto.

O molho de barbecue pode ser feito de várias formas e com diversos ingredientes, mas eu faço assim: ketchup (muito), sumo de limão, molho inglês (pouco), vinagre balsâmico (pouco), azeite, mel, orégãos, piripiri, alho em pó e sal fino. As quantidades são a olho, portanto o ideal é adicionar pouco de cada vez e ir provando.

Para preparar a romã, corta-se ao meio e metade vai para o vinagrete, metade para a salada. Retiram-se as sementes de uma das metades e reservam-se para mais tarde juntar à salada. Espreme-se o sumo da outra metade para com ele fazer o vinagrete.

O vinagrete é feito com quantidades a olho, mais uma vez provando muitas vezes, com os seguintes ingredientes: sumo de romã, azeite, sumo de limão (pouco) e vinagre balsâmico (pouco).

De seguida pode ir preparando as batatas fritas, de acordo com este truque e dica que já publicámos.

Ainda antes de retirar o entrecosto do forno, torram-se as amêndoas laminadas numa frigideira sem gordura, até ficarem douradas, e reservam-se.

Quando o entrecosto estiver cozinhado, retira-se do forno e corta-se em tiras ao longo do osso. Cobre-se com o molho barbecue e vai à grelha previamente aquecida, só para marcar e dar um toque de churrasco (apesar de ser feito em casa). Quando se retira da grelha, juntam-se umas folhas rasgadas de hortelã.

É importante no fim juntar o molho que ficou no recipiente onde o entrecosto esteve no forno!

Para terminar, só se tem de preparar a salada, com agrião, rúcula, umas folhas rasgadas de hortelã, as sementes de romã e as amêndoas. Temperada, claro, com o vinagrete de romã.

Apresentação:

O entrecosto, com umas folhas rasgadas de hortelã por cima, a salada e as batatas ao lado.



João

1 comentário:

S* disse...

Isso está divinal.