04/07/2012

restaurante - Solar Moinho de Vento

Na nossa mais recente ida ao Porto, decidimos ir jantar fora sem nenhum restaurante em mente, pelo que fomos "à aventura", algo que aliás gostamos de fazer.

Depois de um passeio pela zona dos Clérigos e da Galeria de Paris, em que não poupámos nenhuma ementa à curiosidade do nosso olhar, acabámos por ficar (muito) indecisos entre dois restaurantes na mesma rua, um de cozinha cabo-verdiana, e outro de cozinha portuguesa.

Talvez por estarmos mais inclinados para os pratos regionais, entrámos no de cozinha portuguesa, apenas para perceber que estava cheio e que uma longa espera nos separava do jantar. Assim, movidos pela fome e pela vontade de comer cachupa, acabámos sentados à mesa do tal restaurante cabo-verdiano.

O resultado foi desastroso: o espaço era demasiado pequeno para o número de mesas, deixando-nos ombro com ombro com uma família de espanhóis, e a presença gritante de um músico de qualidade duvidosa, acompanhado por uma guitarra e uma caixa de ritmos frenéticos a um volume obsceno, era tudo menos agradável. A cereja no topo deste bolo foi a perfeita indiferença que a nossa presença causou nos empregados, pelo que após dez minutos sem que nos fosse sequer entregue uma ementa, fez com que nos levantássemos e fossemos embora.

Foi um mal que veio por bem, porque tentámos novamente a sorte e fomos ao Solar do Moinho de Vento (clicar para aceder ao website), o restaurante onde já tínhamos entrado antes, e jantámos muito bem. 

O espaço é muito agradável, com aquele aspecto acolhedor que só as casas antigas conseguem ter (sobretudo o piso térreo). O serviço é eficaz e a cozinha, aberta para a sala, não esconde a simpatia das cozinheiras.

Quanto à comida, comemos uma morcela e um presunto muito bons, um arroz de cabidela divinal, feito com galinha de campo muito saborosa, e um leite creme queimado também muito bom.

O preço, segundo me recordo, ronda os 20 € por pessoa, com vinho, sobremesas e digestivos.

A conclusão que tiro desta nossa experiência é que, na dúvida, deve-se escolher sempre o restaurante mais cheio e evitar a todo o custo restaurantes pequenos com música ao vivo.



João




Morada:
Rua de Sá Noronha, 81 (Largo do Moinho de Vento) 
Porto


Telefones:
22 205 11 58
91 402 18 97

Sem comentários: