Para fazer estes queques adaptei uma receita da Avó do João, de um bolo, e decidi colocar a massa em formas de queque. A quantidade de massa que fiz deu precisamente para 12 queques.
É preciso:
- 150 g de açúcar
- 3 ovos
- 75 g de chocolate de leite
- 75 g de manteiga
- 75 g de farinha (pode ser a para bolos)
Derreter o chocolate com 1 colher de água e juntar a manteiga e depois o açúcar. Mexer bem, deixando o açúcar dissolver-se e retirar do lume (que deve estar no mínimo). Bater bem.
Aquecer o forno no máximo.
Separar as gemas das claras e juntar as gemas à massa. Bater as claras em castelo, adicioná-las à massa, alternando com a farinha. Bater tudo muito bem.
Para não ter de untar as formas e depois desenformar os queques, pode colocar as formas de papel dentro das formas metálicas ou nos tabuleiros já para esse efeito, e verter a massa directamente para as formas de papel. Tenha atenção para não as encher até cima, uma vez que a massa vai crescer.
Colocar no forno com a temperatura regulada para os 170º C. Deixar cozer até que tenham crescido e um palito saia seco ou muito pouco húmido.
Enquanto os queques estão no forno, pode ir preparando o ganache de chocolate.
- 240 g de chocolate de leite
- metade da quantidade em natas (com menos soro possível, para que não fique demasiado líquido) - 120 g
- 1 colher de chá de manteiga
- 1 pitada de sal
Aquecer as natas sem as deixar ferver, juntar o chocolate em pedaços e mexer. Juntar a manteiga e uma pitada de sal.
Retirar os queques do forno, deixar arrefecer e, quando estiverem frios ou quase frios, abrir uma tampinha com a ponta de uma faca, mas sem ser demasiado funda. Rechear com o ganache de chocolate e fechar novamente.
Improvisar um saco de pasteleiro (ou se tiver um, usá-lo): num copo colocar um daqueles sacos transparentes pequenos, de conservação, e dobrar as bordas para fora. Verter para lá o chocolate (que deve estar mais grosso - vai engrossando à medida que arrefece), direccionando o mesmo para um dos cantos do saco. Apertar bem e cortar uma pontinha do canto, por onde sai o chocolate.
Apresentação:
Cobrir os queques. Se repararem, os queques do lado direito e esquerdo estão ao contrário. Como a tampa que abri foi demasiado funda, chegando até ao papel, tive de retirar a forma de papel, pois estavam ensopados de chocolate por baixo.
Cobrir os queques. Se repararem, os queques do lado direito e esquerdo estão ao contrário. Como a tampa que abri foi demasiado funda, chegando até ao papel, tive de retirar a forma de papel, pois estavam ensopados de chocolate por baixo.
Raquel
6 comentários:
que bom aspecto Raquel!!! Deviam fazer para nos!
isso tem tao bom aspecto, yummy!!! tenho de experimentar
Ai que bom aspecto... divinal.
Ui, mais chocolate era impossível :) Ficaram super gulosos! Bjinhos.
Que bom aspecto =)
Um beijinho,
Laura
Mafalda e Jota,
obrigada! Um dia destes faço e levo par uma jantarada!
Liliana Costa,
são muito bons! :)
S*,
hehe!
Anjo-de-Mel,
mesmo gulosos, sim! :)
Buzz,
obrigada, Laura! Beijinho
Raquel
Enviar um comentário