22/10/2015

novidades e sugestões - O Apartamento

Este nosso regresso a meio gás não é por falta de tema, de novidades para partilhar, coisas giras para fazer e coisas boas para comer, é mesmo falta de tempo.

Passemos ao que importa: queremos "inaugurar" o nosso regresso com O Apartamento. Tropeçámos neste projecto por acaso na imprensa. Um apartamento aberto ao público, com eventos gastronómicos? Despertou-nos a atenção. 


O Apartamento é mais do que um espaço onde se serve comida, é muito mais do que isso. É o equivalente a uma folha em branco, onde tudo pode acontecer. Desde jantares e almoços, lançamentos de livros e produtos, apresentações, pop-up stores, exposições, sendo possível ainda alugar o espaço para sessões fotográficas. 


Para além da versatilidade e deste leque alargado de serviços que o espaço proporciona, tem ainda uma importante componente cultural devido às residências artísticas, que promovem o intercâmbio de artistas e designers de vários pontos do globo. N'O Apartamento, a cada três meses, um artista pode ser acolhido durante duas semanas para desenvolver projectos em parceria com outros artistas/colegas portugueses.

Foi com um American BBQ que decidimos bater a esta porta pela primeira vez. O conceito interessou-nos, o menu deixou-nos a babar, e a ideia de estarmos num almoço alancharado com pessoas que não conhecemos de lado nenhum pareceu-nos engraçada.

Já passava das três da tarde quando tocámos à campainha do 5º direito do número 1 da Avenida Duque de Loulé, entre o Marquês de Pombal e o Saldanha. Pelo intercomunicador perguntaram quem era e nós respondemos "viemos almoçar".

Abriram-nos a porta e cumprimentaram-nos. "As malas e casacos podem ficar no quarto". Malta bem disposta e simpática, um ambiente descontraído, muito genuíno e natural num espaço agradável, cheio de luz. 




A Teresa, que foi o primeiro bebé a entrar n'O Apartamento, andou de colo em colo para nós conseguirmos provar as delícias que o chef Nuno Bergonse preparou na varanda, com vista sobre os prédios do centro de Lisboa (só de me lembrar, estou a ficar com água na boca). Imaginem entrecosto macio e tenro previamente marinado num delicioso molho barbecue, maçarocas grelhadas com manteiga e alho, e uma sandwich de porco desfiado com pickes... A acompanhar, Bogedal, cerveja artesanal dinamarquesa, e sumos naturais. 



Na cozinha, de serviço a lavar a loiça, estava Armando Ribeiro, fundador do projecto e director criativo. 

Conhecemos pessoas interessantes, incluindo um casal holandês que descobriu este evento também por acaso, ele ilustrador e designer, ela da área da comunicação. A sensação de estar ali é a mesma que se tem quando um amigo nos convida para um jantar/festa em sua casa, em que não conhecemos a maioria dos convidados, mas acabamos por estar à conversa e conhecer gente porreira.

Para finalizar, banana grelhada com toffee e laranja e pêssego grelhado acompanhado de gelado de baunilha, ambos muito muito bons. 

Nós, que fomos de máquina fotográfica preparada, acabámos por não registar nada. Lá está, a genuinidade do momento tornou o recurso à fotografia algo forçado...

É de ficar de olho neste projecto e, sobretudo, nos eventos gastronómicos. Brevemente há novidades com o chef Kiko Martins.


Raquel

Nota: todas as imagens foram retiradas daqui

Sem comentários: