24/09/2014

vai um cocktail?

Com o boom do Gin em Portugal e com a cada vez maior curiosidade em experimentar as diferentes combinações de sabores que um Gin tónico pode proporcionar, a água tónica também ganhou um lugar de destaque entre os portugueses.

A Schweppes, provavelmente a marca mais conhecida de todas, volta a estar nas luzes da ribalta. O que muitos não sabem é que esta marca alemã existe desde o século XVIII e que no longínquo ano de 1783 se estava a criar o primeiro processo industrial para produção de água mineral gaseificada artificialmente. 

Em 1870 a marca lança a Agua Tónica e o Ginger Ale e no ano de 1956 chega a Portugal. 

Passados mais de três séculos, a marca continua a inovar e a criar novos sabores, tendo já duas novas gamas: Premium Mixers, com produtos ideias para a preparação de gins e outras bebidas (tónica pimenta rosa; tónica gengibre e cardamomo ou tónica flor de laranjeira e lavanda); e os cítricos (lemon dry e laranja original) para combinações mais fortes.

A semana passada fomos assistir à segunda edição do Schweppes Challange: um concurso a nível nacional que visa premiar os melhores cocktails e respectivos profissionais de bar. Depois de seleccionados os últimos 15 finalistas,  foram apurados os últimos 10, num processo que levou o júri ao local de trabalho dos participantes e, na grande final a que assistimos, apenas 5 abanaram o shaker para obter o primeiro lugar. 



A final foi no restaurante do Chefe Cordeiro, no Terreiro do Paço entre boa música e bebidas (infelizmente tive de me contentar com cocktails sem álcool). 

Na cozinha, que tivemos a oportunidade de espreitar, estavam os 5 finalistas auxiliados pelos últimos 5 concorrentes eliminados, a preparar, em grande azáfama, os seus cocktails para a grande prova final. Alguns ingredientes eram de utilização obrigatória, para tornar a competição ainda mais renhida. 


Na última prova, cada concorrente tinha 5 minutos para preparar e apresentar o seu cocktail. O júri, composto por 4 elementos, entre os quais um barman de renome, o Brand Manager da Schweppes e o vencedor da edição de 2013, iria depois avaliar cada bebida em termos de apresentação, preparação e técnicas e sabor. 

O público presente também pôde provar os cocktails em prova (menos eu, que me fiquei por suminho, não vá a criança nascer com gosto pela pinga!), e os sabores andaram em torno dos cítricos, sobretudo da laranja, e do maracujá. A água tónica esteve sempre presente, claro!




Enquanto o júri deliberava, um simpático jantar volante assinado pelo Chefe Cordeiro foi entretendo os presentes, acompanhados, claro, por cocktails da autoria de Nelson Antunes, vencedor do ano passado.


Este ano, quem venceu foi Paulo Gomes (abaixo) do Jony Rules Bar do  Hotel Portugal, venceu com o cocktail Jardim das Paixões, uma mistura de Tequila, Cointreau, Syrup Mel e Maracujá, sumo de toranja e lima, Schweppes Lavanda & Flor de Laranjeira.




Por falar em bebidas e cocktails, sugerimos a quem possa que não perca mais uma edição do Gin Tasting, no Porto a 4 de Outubro. Este evento inteiramente dedicado a esta bebida, conta com a presença de inúmeras marcas internacionais e nacionais, sendo que  pode provar Gin's preparados por verdadeiros entendidos na matéria e ficar a conhecer alguns truques. Desde que fomos ao Gin Tasting em Leiria, no ano passado, que temos vontade de arrojar na preparação do Gin!



Raquel

Sem comentários: