A edição que está a decorrer do Restaurant Week, foi, sem dúvida, a melhor experiência que já tivemos das várias em que participámos. Porquê? Porque fomos ao Claro, cuja cozinha é comandada pelo chef Vitor Claro.
Já nos tinham sugerido e elogiado este restaurante, pelo que sexta-feira passada lá fomos nós até à Marginal, até ao local onde era o antigo La Cocagne.
O primeiro ponto a favor é o menu proposto no âmbito do Restaurant Week. É impossível ficar indiferente, não só pela variedade, como pelo cuidado na escolha. Muitos restaurantes não aproveitam convenientemente esta montra que é o Restaurant Week para mostrar o que de melhor conseguem servir e, isso, o Claro soube fazer muito bem, demonstrando inteligência e profissionalismo.
Assim, as expectativas estavam elevadas, e o Claro não as defraudou. Logo à chegada arrancaram-nos o primeiro sorriso, pela simpatia na recepção e atendimento, que é irrepreensível. O espaço do restaurante é agradável, com uma decoração sóbria e elegante, para além de que está praticamente sobre o mar (temos de lá voltar durante o dia para apreciar devidamente esta mais-valia).
O primeiro prato chegou com uma simpática explicação acerca da sua origem e história e, garantimos, soube-nos ainda melhor!
Serviram-nos uma couve-de-flor cremosa que vinha acompanhada com um pormenor (ou pormaior...) delicioso: fatias de presunto enroladas num picado de ervas aromáticas. O prato da noite foi, sem sombra de dúvida, a meia codorniz de escabeche e foie gras. A codorniz estava deliciosamente cozinhada, quase se desfazia na boca, com um sabor intenso e subtil ao mesmo tempo.
O prato de peixe estava igualmente bom, mesmo depois de a fasquia já estar imensamente elevada. A sobremesa, maçã salteada com praliné de nozes era bastante agradável. O chocolate, de diferentes sabores e texturas, fechou o jantar de forma perfeita.
A acompanhar tudo isto tivemos uma degustação de vinhos, perfeitamente harmonizada com os pratos, que começou num espumante e acabou num Porto.
O único ponto menos positivo que podemos apontar tem que ver com a rapidez com que os pratos foram sendo servidos. O serviço era tão eficaz que não nos pudemos demorar entre os pratos para os intercalar com mais conversa e os saborear melhor. De resto, percebemos que assim seja por se tratar de um menu de degustação e ter de estar tudo cronometrado.
O Claro foi, claramente (!), um dos melhores restaurantes onde já estivemos. Há sítios que marcam mesmo a diferença e este é um deles. Para além do profissionalismo e simpatia, a comida é exemplarmente preparada, resultando em pratos sóbrios, elegantes, sem demasiado espectáculo, mas perfeitos no sabor, texturas e apresentação.
Certamente que voltaremos para nos deliciarmos com outros menus (que variam entre os 20€ e os 65€). Qualquer um deles está adaptado à altura do ano e aos ingredientes da época.
Raquel e João
Morada:
O primeiro ponto a favor é o menu proposto no âmbito do Restaurant Week. É impossível ficar indiferente, não só pela variedade, como pelo cuidado na escolha. Muitos restaurantes não aproveitam convenientemente esta montra que é o Restaurant Week para mostrar o que de melhor conseguem servir e, isso, o Claro soube fazer muito bem, demonstrando inteligência e profissionalismo.
Assim, as expectativas estavam elevadas, e o Claro não as defraudou. Logo à chegada arrancaram-nos o primeiro sorriso, pela simpatia na recepção e atendimento, que é irrepreensível. O espaço do restaurante é agradável, com uma decoração sóbria e elegante, para além de que está praticamente sobre o mar (temos de lá voltar durante o dia para apreciar devidamente esta mais-valia).
O primeiro prato chegou com uma simpática explicação acerca da sua origem e história e, garantimos, soube-nos ainda melhor!
Serviram-nos uma couve-de-flor cremosa que vinha acompanhada com um pormenor (ou pormaior...) delicioso: fatias de presunto enroladas num picado de ervas aromáticas. O prato da noite foi, sem sombra de dúvida, a meia codorniz de escabeche e foie gras. A codorniz estava deliciosamente cozinhada, quase se desfazia na boca, com um sabor intenso e subtil ao mesmo tempo.
O prato de peixe estava igualmente bom, mesmo depois de a fasquia já estar imensamente elevada. A sobremesa, maçã salteada com praliné de nozes era bastante agradável. O chocolate, de diferentes sabores e texturas, fechou o jantar de forma perfeita.
A acompanhar tudo isto tivemos uma degustação de vinhos, perfeitamente harmonizada com os pratos, que começou num espumante e acabou num Porto.
O único ponto menos positivo que podemos apontar tem que ver com a rapidez com que os pratos foram sendo servidos. O serviço era tão eficaz que não nos pudemos demorar entre os pratos para os intercalar com mais conversa e os saborear melhor. De resto, percebemos que assim seja por se tratar de um menu de degustação e ter de estar tudo cronometrado.
O Claro foi, claramente (!), um dos melhores restaurantes onde já estivemos. Há sítios que marcam mesmo a diferença e este é um deles. Para além do profissionalismo e simpatia, a comida é exemplarmente preparada, resultando em pratos sóbrios, elegantes, sem demasiado espectáculo, mas perfeitos no sabor, texturas e apresentação.
Certamente que voltaremos para nos deliciarmos com outros menus (que variam entre os 20€ e os 65€). Qualquer um deles está adaptado à altura do ano e aos ingredientes da época.
Raquel e João
Morada:
Av. Marginal, Curva dos Pinheiros, Hotel Solar Palmeiras
2780-749 Paço de Arcos
Telefone:
214 414 231
3 comentários:
Também fui ao Claro, na edição do LRW de há 2 (ou terão sido 3?) anos e ADOREI!
Ontem fomos experimentar o Barão de Fladgate, aqui nas caves Taylor's em Gaia. Já andavamos para ir a este restaurante à imenso tempo e aproveitamos a Restaurante Week. O menu tinha imensas escolhas (em comparação com a maioria dos restaurantes que apenas deixa uma única opção fixa para entrada/prato principal/sobremesa). E ficamos muito, muito decepcionados. Primeiro, as mesas destinadas aos clientes Menu RW eram as piores. E a refeição não foi teve a qualidade que era esperada, principalmente no que tocou às entradas. Uma pena, porque se tivesse corrido bem tencionava-mos voltar noutras ocasiões, como já aconteceu com outros restaurantes, e neste momento conseguiram perder-nos como clientes...
Bluebluesky,
é mesmo, mesmo bom!
Ondina Maria,
essa experiência é terrível... Não se percebe como é que os restaurantes se arriscam a perder clientes desta forma. É mesmo burrice. Se não querem participar no RW, não participem. ~
Obrigada pela partilha.
Raquel
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