25/07/2013

viagens e sítios - Cooking and Nature Emotional Hotel

No início de Julho tivemos a oportunidade de conhecer o hotel Cooking and Nature, em plena Serra D'Aire, perto de Porto-de-Mós, em Alvados. 

Arquitectura, natureza, conforto e design, são algumas palavras que resumem o conceito deste espaço aberto em finais de 2012. Contudo,  inovação e criatividade são outras duas características marcantes deste projecto.

Comecemos pelos quartos: são doze e todos diferentes uns dos outros. Cada um deles conta com uma decoração associada a uma emoção diferente (desde o romantismo e alegria, à saudade, nostalgia). Assim, o hotel tem à disposição doze opções de escolha que podem de algum modo marcar a estadia dos hóspedes. 

Nós ficámos no quarto Passado/Nostalgia, de decoração sóbria e do qual destacamos a enorme janela sobre a serra e a casa-de-banho, bastante ampla e igualmente aberta sobre a paisagem através de uma janela junto à banheira. 

Estes pequenos pormenores, como os das janelas e outros, realçam as preocupações transversais a todo o projecto de arquitectura: relação com a natureza, iluminação natural, enquadramentos visuais da paisagem, qualidade construtiva e qualidade dos materiais, bem como a diversidade dos espaços. 

Outro dos aspectos inovadores deste hotel e que é denunciado no seu próprio nome ("Cooking") prende-se com o facto de serem os hóspedes a ultimar o seu próprio jantar. Numa cozinha/sala de refeições moderna, em tons de preto e com alguns elementos retro, somos convidados a fazer a preparação final do nosso jantar, previamente escolhido de um tentador leque de opções (entrada, prato principal e sobremesa).

Não se assustem, pois não vai correr mal, já que está tudo previamente preparado e temos o apoio constante de alguém que assegura que o jantar não é destruído! Para quem não esteja habituado a cozinhar, esta é uma experiência diferente que dá a oportunidade de "pôr as mãos na massa" sem se sujar muito. O mais importante de tudo é a qualidade dos ingredientes, pelo que destacamos o naco de vitela que era muitíssimo tenro e saboroso. 

É também nesta sala de refeições que são servidos os pequenos-almoços, outro ponto alto da estadia. Variedade, qualidade e frescura descrevem o buffett que temos à nossa disposição. 

Ainda dentro dos conceitos inovadores demos de caras com o "honesty bar": um bar equipado com tudo, menos com um barman. Assim, cada um serve-se do que quiser, desde café a bebidas brancas, e aponta honestamente o que consumiu. Da nossa parte podemos dizer que este modelo aguçou a vontade de consumo, pois acabámos por nos sentir em casa.

Se uma piscina no meio da vegetação, com vista para a serra e rodeada de oliveiras vos dá vontade de ir já para lá, então podem pôr-se a caminho. De dia e de noite, esta zona do hotel é muito agradável, muito em parte devido aos maravilhosos pufs (estamos encantados) ao dispor dos hóspedes. 

Em suma, este hotel conquista-nos pelos conceitos inovadores mas, sobretudo, pela preocupação de qualidade em todos os aspectos, a começar na arquitectura, passando pelo design (não pudemos deixar de reparar em algumas peças de muito bom gosto, como uma salamandra Godin numa sala comum), pelos quartos, e também pelo atendimento. 

As palavras não chegam para transmitir o quão agradável foi a nossa estadia. O preço, de 159 €/noite com pequeno almoço incluído é mais do que justo tendo em conta todos os aspectos já referidos.

Na zona recomendamos a Tasquinha da D. Maria, numa povoação perto (Livramento), onde fomos muito bem recebidos e onde comemos umas petingas deliciosas e uma  óptima farinheira. Para passeio, há algumas hipóteses de percursos pedestres, bird watching e uma visita às grutas de Alvados. 

Ficam algumas fotografias para que possam ver o que tentámos descrever. No final, imagens do nosso jantar!





 Raquel e João

Sem comentários: