12/04/2013

receita - tortilhas mexicanas com molho "del diablo"

Esta receita começa pela embalagem de tortilhas mexicanas que andava lá por casa. Uma daquelas coisas que se compra por entusiasmo e que grande parte das vezes acaba por perder a validade na despensa. Felizmente, fomos a tempo de salvar estas.

É preciso:
- peito de frango
- limão
- azeite
- sal
- alho
- pimenta
- cebola roxa
- tempero mexicano
- tomate pelado
- açúcar
- vinho do Porto
- piri-piri ou malaguetas
- coentros frescos
- iogurte natural
- mel
- tortilhas mexicanas
- milho
- alface multi-folhas
- pepino


Em primeiro lugar, é importante deixar o frango numa marinada de sumo de limão, azeite, sal, alho, pimenta, cebola roxa e tempero mexicano (utilizámos este da Margão, que encontrámos por acaso no supermercado e que fica mesmo bem). Já estamos com vontade de experimentar os outros da mesma gama.

Enquanto o frango marina, pode-se ir preparando o molho de tomate "del diablo" que, como o nome indica, se quer bem picante. Numa panela aquece-se um fio de azeite e alho e de seguida junta-se uma lata de tomate pelado.Tempera-se com sal, pimenta, uma colher de chá de açúcar e uma colher de sopa de vinho do Porto. O toque picante vem com o piri-piri em pó ou, melhor ainda, com as malaguetas frescas. A quantidade depende da coragem, mas nós tivemos mão pesada (duas colheres de café). Junte coentros frescos grosseiramente picados. Deixa-se reduzir, tritura-se com a varinha mágica e reserva-se. Acrescente mais coentros.

Para refrescar sugerimos um simples molho de iogurte. Basta misturar iogurte natural, mel e coentros frescos (não referimos quantidades porque foram postas a olho, o ideal é ir provando).

Numa frigideira aquecida, cozinhe o frango marinado. À partida, o azeite da marinada deverá ser suficiente, caso não seja, junte mais um pouco. 

Quando o frango estiver cozinhado, prepare os ingredientes todos para levar para a mesa, de forma a cada um poder preparar a sua tortilha. As tortilhas em si devem ser aquecidas apenas imediatamente antes de servir (siga as instruções da embalagem).

No nosso caso, juntámos ao frango e molhos, alface multifolhas (folhas pequenas e frisadas, muito crocantes), pepino em tiras e milho. 

Apresentação:
Quanto mais dificuldade tiver em enrolar (esta fotografia é de uma segunda tentativa..) e mais se sujar, melhor. É porque está mesmo bom!





João e Raquel

4 comentários:

Anónimo disse...

Oi! Gostaria de saber o que seria a "lata de tomate pelado".

Anónimo disse...

O que seria uma lata de tomate pelado?

les bons vivants disse...

Olá,

é isto: http://lojadeportugal.com/mercearia/115-tomate-pelado-guloso-390gr-5601019011916.html

Unknown disse...

Tomate sem casca, vem em lata e inteiro.