07/04/2013

ervas aromáticas - o primeiro falhanço e os poucos sobreviventes

Apesar do manual, dos truques e do entusiasmo, mais uma vez (eu já sabia...) a minha tentativa de semear ervas aromáticas correu mal. No começo ainda tive alguma esperança, uma vez que a maioria das sementes rebentou e os pequenos pés prometiam vingar. 

Infelizmente, pouco tempo passou até que começasse quase tudo a murchar. Pelo caminho, ainda tive o azar de os vasos caírem ao chão e perderem terra (culpa da máquina de lavar roupa. Nota para o futuro: não ter vasos em cima da máquina de lavar roupa). 

Não sei se foi culpa dos cuidados, do mau substrato, qualidade das sementes ou outra coisa qualquer, o que é certo é que ao fim deste tempo todo, apenas o piri-piri tem ar de que pode dar alguma coisa. De resto, o melhor é mesmo transplantar (o que fiz com manjericão e hortelã). Uma coisa que cresce bem é o alho, pus um dente debaixo de terra e tem crescido a olhos vistos.

A próxima tentativa vai ser com sementeiras! Vamos ver se dá nalguma coisa... 

Já agora, caso tenham truques e dicas e percebam do assunto, partilhem por favor! 




João


4 comentários:

Ondina Maria disse...

Olá João, por cá temos conseguido manter uma horta bem razoável na nossa varanda. Se tiveres tempo dá uma vista no nosso blogue e procura a tag "agricultura". Aliás, o nosso ultimo post é precisamente sobre a "renovação" que fizemos agora no início da primavera :)
http://coentrosrabanetes.blogspot.pt/2013/04/agricultura-na-varanda.html

Se precisares de alguma coisa é só enviares um email!

Marmita disse...

Sabes que o tempo tambem não tem ajudado muito para quem está a semear agora de inicio.. Tenta novamente eu tenho em vazos maiores e está tudo directo ao sol, está tudo lindo... tirando a hortelã que queimou com o frio mas novos filhos crescem... Tenho numa varanda de um apartamento, alecrim, tomilho, oregãos, funcho, salsa, coentros, cebolinho, piripiri e um limoeriro :)

Miguel Azevedo Peres disse...

Olá João,

Para sementeira eu utilizo uma caixa de plastico ttransparente com substracto universal. Rego de vez em quando (1 vez por semana ou menos).
A caixa está fechada e funciona como estufa por isso estão num ambiente altamente controlado que as ajuda a crescer!
De qualquer forma eu remondo sempre transplantar para começar nem que sejam 3 ou 4 plantas, para ganhar ânimo! depois a pouco e pouco vai-se semeando mais e juntando!
Outra coisa que me tem sido util é semear várias plantas no campo e deixá-las crescer lá, quando já estão minimamente desnvolvidas e com boa raíz passo-as para cá para casa!

abraço
Miguel

theportuguesefoodie.blogspot.pt

les bons vivants disse...

Ondina Maria,

Olá! Já estive a dar uma vista de olhos ao vosso blogue. Quero uma selva de ervas aromáticas como a vossa! Espero que o que tenho agora dê alguma coisa. Obrigado pelo comentário!

Marmita,

Tenho tudo dentro de casa junto à janela, numa zona que até aquece bem... Plantei manjericão na sementeira a semana passada, vamos ver se pega!

Miguel Azevedo Peres,

Olá! Essa dica parece-me boa. Eu costumava regar todos os dias ou dia sim, dia não, mas ultimamente tenho regado com muito menos regularidade e as plantas estão com melhor aspecto. Sim, as que transplantei são as que têm melhor aspecto e me dão algum consolo... Essa dica do campo, para mim não dá, que por aqui só mesmo varanda! Um abraço e obrigado pelas dicas!


João