22/11/2012

truques e dicas - temperaturas ideais de cozedura

Já há uns tempos que andava de olho num termómetro de cozinha (daqueles com um espeto para verificar a temperatura no interior dos alimentos) na perspectiva de evitar, para sempre, que a carne fique demasiado cozinhada. O meu irmão ofereceu-me um, o que veio mesmo a calhar!

É um utensílio que para além de garantir que os alimentos fiquem sempre no ponto certo, garante, também, que sejam seguros e próprios para consumo, sem haver risco de doenças.

Para saber mais sobre temperaturas ideais de cozedura, pesquisei um pouco na internet e acabei por encontrar este website (clicar para aceder) - muito elucidativo - acerca do tema.

Para além do website, deixo-vos também um quadro (que já está afixado no frigorífico cá de casa) com as temperaturas ideais de cozedura.

Assim, quem quiser já tem metade do trabalho feito, já só falta comprar o termómetro e cozinhar tudo no ponto!




João

3 comentários:

Pedro Pais disse...

Estás satisfeito com o termómetro? Podes partilhar qual o modelo em concreto?
Obrigado.

les bons vivants disse...

Pedro,

O termómetro que tenho é do ikea e penso que custa cerca de 7 euros, o que só por si já diz muito sobre ele... É pouco rigoroso, apenas dando uma ideia geral da temperatura, com bastantes oscilações. Mas também, pelo preço não se podia pedir muito mais, e fica-se com mais noção da temperatura do que sem termómetro nenhum. Sobre este tema, o site que partilhei no post tem um texto só sobre termómetros, se quiseres dar uma vista de olhos: http://www.amazingribs.com/BBQ_buyers_guide/thermometer_buying_guide.html

pedra de sal disse...

Boa ideia! Gosto!