09/08/2012

restaurante - Claridge's (Gordon Ramsay)

Antes de irmos para Londres (cliquem para aceder ao texto sobre a cidade) demos por nós a visitar os sites dos restaurantes do Ramsey e Oliver, a fim de perceber se teríamos oportunidade de conhecer algum deles.

E tivemos. Optámos por um do Ramsey, não só por apreciarmos mais a sua comida, daquilo que conhecemos pelos livros e televisão, mas também porque nos apercebemos que a relação qualidade/preço (ou ementa/preço) dos seus pratos parecia mais justa.

Convém sublinhar que a ocasião era especial, com o João a fazer anos no domingo de Páscoa, e que o restaurante Claridge's (clicar para aceder ao website) apresentava um menu de almoço de 30£ por pessoa, com entrada, prato e sobremesa. 

Reservámos mesa ainda em Lisboa e no da 8 de Abril lá estávamos nós, numa das zonas mais charmosas de Londres, em Mayfair, no hotel Claridge's, onde fica um dos muitos restaurantes do chef

Fomos sobejamente avisados do ambiente requintado do hotel e restaurante, pelo que a certa altura até estávamos receosos de não nos sentirmos à vontade. Contudo, apesar de efectivamente o espaço, atendimento e ambiente serem muito cuidados e luxuosos, a descontracção natural dos empregados acabou por amenizar a situação. Quando nos apercebemos de que outros casais mais velhos também ali estavam a desfrutar do menu de 30£, ficámos ainda mais à vontade, uma vez que o outro menu é de 80£ e que pedir à carta sai ainda mais caro. 

A primeira novidade foi com a carta de vinhos, que para além de não ser apresentada de forma tradicional, visto que nos trazem um iPad com uma aplicação que dá acesso à informação da garrafeira, é enorme, com centenas de vinhos de diversos países do mundo inteiro!

Quanto aos pratos do menu, que permita alguma escolha, optámos por pedir diferentes. Ainda antes da entrada foi-nos trazido um amuse bouche maravilhoso, que era uma espécie de sopa de peixe com fios de caranguejo. Para entrada veio um ceviche de salmão (salmão cru marinado em citrinos), abacate, gengibre, toranja e coentros - era bom, mas nada fora do comum. Pelo contrário, a entrada que o João pediu, mais arriscada, era de fígados de galinha salteados com brioche torrado, cogumelos selvagens e ovo frito (imaginem um ovo mal cozido panado!), com um caldo maravilhoso. Há que sublinhar que foi das melhores coisas que o João diz ter comido!

Para o prato principal, pedi peixe, um filete de sargo com um crosta de pão ralado, acompanhado com um puré de ervilhas com hortelã, espargos e um caldo de manjericão. O João criou alguma expectativa quanto ao seu prato quando lhe disseram que a carne que ia pedir (ombro de vaca) ficava a cozinhar durante seis horas, para apurar o sabor e ficar mais tenra. Porém, a carne, que vinha acompanhada de um puré de couve-flor e legumes, não era assim tão espectacular. 

De sobremesa veio um arroz doce com travo a marmelada de laranjas e umas mini madalenas a acompanhar, que era boa e, para mim, uma sobremesa mais visual: uma esfera de chocolate com pedaços de uma espécie de caramelo lá dentro, cobertura de chocolate e gelado.

No final da refeição, por saberem que o João fazia anos (quando fiz a reserva fiz um pedido especial...) trouxeram um queque com uma vela e «Happy Birthday» escrito a chocolate. A surpresa chegou mesmo no fim, quando estávamos de saída: dois menus prestige e  fotografias autografados...!



 


Raquel

6 comentários:

OnePlusTwo disse...

Que maravilha! ;)

Fiquei foi com vontade de ver as fotos dos pratos.
beijinho

oneplustwoblogspot.pt

les bons vivants disse...

OnePlusTwo,

não tirámos fotografias aos pratos... a única que tirámos foi ao queque com a vela, mas como o queque já aparecia meio comido, não a pusemos aqui! :)


Raquel

MissLilly disse...

wow que boa experiencia, fiquei com imensa vontade de la ir e de tentar encontrar um menu de 30£.
a fotografia autografada foi uma grande surpresa

les bons vivants disse...

MissLilly,

foi mesmo! :)

Raquel

Salsa Verde disse...

Adoro o Gordon e só dele, tenho 7 dos seus livros. Ir a um dos restaurantes dele é um dos projectos a concretizar brevemente, pois já tive várias experiências de "fine dinning"e até uma de estrela Michelin no "The Kitchin" em Edimburgo e são, sem dúvida, algo de extraordinário, por isso, consigo imaginar e sentir tudo o que aqui descreves!
Beijinhos,
Lia.

les bons vivants disse...

Salsa Verde,

os livros são óptimos!

Que sorte poder conhecer bons restaurantes! :)

Beijinho


Raquel