16/04/2012

viagens e sítios - Constância

No Ribatejo, mais propriamente no distrito de Santarém, fica Constância*, vila conhecida pela sua ligação a Camões (diz a História que lá viveu durante algum tempo), plantada à beira do Tejo e do Zêzere, sendo aliás o ponto de encontro dos dois rios.

Pacata e agradável, Constância é uma terra simpática para quem quiser descansar e passear, estando perto de outras terras bonitas do interior do país. 

Molhar os pés (ou mais!) no rio, de águas limpas e transparentes (mas muito frias), praticar turismo activo através da canoagem, ou simplesmente provar boa comida (as especialidades de peixe de água doce são variadas, e as carnes saborosas) são sugestões de  programas para quem quiser visitar a vila. 

No Verão há que ter cuidado, as temperaturas não fogem muito dos 35º e o calor torna-se insuportável. Aliás, esta é a grande causa de não termos fotografias decentes para vos mostrar: estávamos a derreter e com as mãos ocupadas a segurar garrafas de água! De noite vale a pena ir dar uma volta, o contraste da vila de dia e de noite é engraçado, e as ruas e ruelas ganham outro charme ao luar.

A oferta de restaurantes é variada. Embora o Trinca-Fortes apareça em vários guias, fomos lá e não viemos propriamente satisfeitos. O restaurante estava apinhado de gente, o que é um bom sinal, mas a comida pareceu-nos perfeitamente banal (talvez tenhamos tido azar com o que pedimos).

Adorámos ir a um pequeno restaurante em que nos serviram três saladas óptimas (russa, de polvo e de ovas), uma sopa de peixe muito boa, e onde fomos bem atendidos. Não me recordo do nome mas sei que fica numa rua perpendicular à Av. Das Forças Armadas: estando nessa avenida vira-se à esquerda imediatamente antes do Posto de Turismo, anda-se uns metros e do lado esquerdo está este restaurante. 

Ficámos instalados no Parque de Campismo, pequeno, cuidado e barato, mesmo junto à margem do rio, com boas sombras.


Raquel

* Fomos a Constância em Julho de 2011, e foi o ponto de partida de uma pequena viagem no Ribatejo e Beira Interior


6 comentários:

saboracasa disse...

:)

les bons vivants disse...

saboracasa,

:)

Lila* disse...

Amei Constancia! E ainda mais o vosso blog!

les bons vivants disse...

Lila*,

que bom!


Raquel

Spike disse...

Em Constância tinham o Remédio d''Alma e o D. José Pinhão.

Maria João disse...

Parabéns pelo Maravilhoso blogue!

Bjs,
MJ