13/03/2012

viagens e sítios - Mértola

Mértola*, cuja paisagem e envolvente a tornam única, fica no Baixo Alentejo, sendo uma agradável paragem para quem quiser um fim-de-semana de passeio e descoberta.

Esta vila, por onde passaram diversos povos, é rica arqueológica e culturalmente, dada a presença, por exemplo, de romanos e árabes, os últimos afastados no século XIII, aquando da conquista cristã.

Mértola é assim uma terra cheia de história, presente nos diversos museus que se podem visitar, que aliás lhe conferem a designação de «Vila Museu», ou nas abandonadas Minas de S. Domingos, local de interesse para quem goste de imaginar o passado.

A riqueza de Mértola vai além do seu passado histórico: a paisagem, atravessada pelo Guadiana, é uma mais valia para simpáticos passeios ou prática de desporto, permitindo explorar recantos de beleza rara, como o Pulo do Lobo, no vale do rio.

De facto, o peso da história confere à vila um charme distinto, pois embora seja  uma terra com traços  alentejanos, as muralhas que a envolvem e a sua localização denunciam os tempos de outrora, como importante entreposto comercial. 

Em Mértola, tal como no restante Alentejo, a carne de porco, de borrego e enchidos são imagem de marca. Para comer bem mas sem grande sofisticação , num restaurante simples, onde vão as famílias, experimente o Alengarve: o que servem é saboroso e o preço é simpático (à entrada da vila na Av. Aureliano Mira Fernandes, n.º 20. 7750-320 Mértola. Telefone: 28 661 22 10.)

Em alguns guias é sugerido o restaurante O Brasileiro, que experimentámos e do qual saímos sem grande entusiasmo. Pode ter sido azar.

No que se refere a alojamento a oferta é variada, sendo que sugerimos a Residencial Beira-Rio (clicar para aceder ao website), simples mas cómoda, tendo a favor a localização, - muito perto do centro histórico e situada na margem direita do rio, pelo que os quartos têm uma vista privilegiada - e o preço, que é acessível.


* Visitámos Mértola em Maio de 2011



Raquel



8 comentários:

Fátima disse...

Todos os anos vou passar um fds à Mina de S. Domingos. Como alojamento recomendo o Monte da Galega. Costumo ir jantar ao restaurante Alentejo em Moreanes (não sei se é o mesmo que referem), com um cozido de grão de comer e chorar por mais!

Monstro das Bolachas & Manguinhas disse...

nunca visitá-mos mas pelas imagens parece bem bonito, tranquilo e um lugar para nos perdermos em poesias o em desenhos como no vosso caso ;) E que tal a capital da cultura este ano?

Jibóia Cega disse...

Gosto muito da vila também. Comi o melhor cozido de grão até hoje num desses restaurantes totalmente despretenciosos mas do qual não me lembro do nome. Só sei que fica perto dos correios.

Peppy Miller disse...

Que bonita.
Adorei a fotografia do desenho*

les bons vivants disse...

Maria,

bem bom, Maria!

Não é o mesmo que referimos, fomos ao Alengarve e ao Brasileiro. Cozido de grão não experimentámos! Eu não sou muito apreciadora de grão!

Monstro das Bolachas e Manguinha,

é bonito sim! Este ano, se nos aventurarmos pelo Norte (pensamos ir ao Gerês) talvez dê para dar um pulo até Guimarães. Mesmo que não seja possível, havemos de lá ir, que não foge! :)

Jibóia,

é bem simpática, Mértola! Estou a ver que o João devia ter experimentado o cozido!

Comemos ensopado de borrego e borrego assado!

Peppy Miller,

:)


Raquel

Unknown disse...

Visto que passei nesta vila muito tempo em 2007 e 2008 devo dizer que me ficou no coração... E lindíssima... Quanto ao Brasileiro, eu normalmente quando vou a Mértola, passo pelo Brasileiro uma noite (comer os Pezinhos de Coentrada :P mas dizem que os pratos de caça são muito bons). O Alengarve era o meu restaurante de eleição... a parte que tinha desconto para trabalhador da Câmara municipal. Espero ter deixado a minha marca na vila, visto que fui o Project Manager da gestão documental da Câmara. tenho saudades das gentes daquela terra :)

MissLilly disse...

eu gostei imenso de Mertola e gostei do restaurante a que fomos, era bastante pequenino mas com uma comida deliciosa

les bons vivants disse...

Yaggie,

:)

Liliana Costa,

é muito bonita!


Raquel