10/04/2014

Tour Gastronómica SANA Hotels #4 - O Lisbonense

No fim-de-semana passado terminámos a nossa tour gastronómica por alguns dos hotéis do grupo SANA nas Caldas da Rainha, naquele que é, para nós, o mais bonito dos quatro hotéis que visitámos.  

O SANA Silver Coast Hotel dá agora nome àquele que foi, em tempos, o Grande Hotel Lisbonense, de elevada importância histórica na região do Oeste e, concretamente, na cidade das Caldas da Rainha que recebia nos anos 70 do século XIX inúmeros visitantes vindos da capital, incluindo a família real.

Hoje, remodelado e novamente aberto ao público, o hotel emprestou o seu histórico nome ao restaurante comandado pelo chef Vasco Sampaio. Experiente na gastronomia portuguesa, tem trabalhado pelo país descobrindo as nossas raízes e tradições, aplicando depois os conhecimentos às suas cartas, que procuram ser sempre pautadas por produtos regionais. 

Como teaser da carta Primavera/Verão do restaurante, provámos o amuse bouche do dia, um crocante de sapateira e legumes, algas salteadas com sésamo e um coulis de manga, de inspiração algo asiática, cozinha que é também de eleição para o chef.


De seguida, deliciámo-nos com uma entrada que combinou cogumelos selvagens e requeijão. Os cogumelos, cada um com textura e sabor diferentes, foram completados com um creme de requeijão morno que homogeneizava o prato. Com uma apresentação cuidada, resultou num prato bastante agradável.


O prato principal combinou dois sabores do mar: linguado e lingueirão, com um molho de pimentos e rebentos de lentilha, se é que assim lhes podemos chamar. Além de uma apresentação sublime, o linguado era muito fresco, sendo este um prato principal verdadeiramente delicioso que nos deixou curiosos em relação à restante carta.


O pomar e a horta, foi o conceito da sobremesa criada pelo chef Vasco Sampaio. Para o João, uma das melhores sobremesas que já provou: gelado de poejo, tomate cherry doce e pó de azeite aromatizado, a acompanhar um bolo quente de maçã de Alcobaça, amêndoa e côco. 



De resto, destacamos o couvert, com pão fresquissímo (o de sementes era mesmo muito bom), e uma manteiga de pimentas muito saborosa!

O atendimento foi simpático e o espaço do restaurante é igualmente agradável.


Raquel e João


Morada:
Av. Dom Manuel Figueira Freire da Câmara
2500-184 Caldas da Rainha

Telefone:
262 000 600

Sem comentários: