11/03/2014

Tour Gatronómica SANA Hotels #1 - Flor-de-Lis

No passado sábado embarcámos numa tour gastronómica pelos restaurantes dos hotéis SANA. A primeira paragem foi no restaurante Flor-de-Lis, no recém inaugurado EPIC SANA, perto das Amoreiras, que está nas mãos do Chef francês Patrick Lefeuvre. 

Patrick Lefeuvre, que conta com mais de duas décadas de experiência, chegou ao nosso país em 1997, tendo passado pela cozinha do Hotel Ritz Four Seasons, como Sub-Chef Executivo.

A primeira etapa da nossa tour, que pretende dar a conhecer as novas cartas Primavera/Verão, foi concluída com sucesso e deixa-nos na memória uma refeição inesquecível.

Comecemos pelo hotel: modernaço, imponente e arrojado, tal como o espaço do restaurante, tornando-o, por isso, num local apropriado para jantares ou almoços de negócios. Porém, embora a amplitude do restaurante se destaque, a decoração, organização do espaço e as separações em vidro, acabam por criar salas mais confortáveis e ambientes mais íntimos. 

A carta de Primavera/Verão ganha sobretudo pela excelência técnica e originalidade. O amuse bouche prepara-nos o palato para sabores fortes e marcantes: um ravioli de lingueirão, com uma espuma de marisco, servido em copo de cocktail. 



De seguida veio o primeiro prato, exuberante na apresentação e nos sabores: foie gras caramelizado, com ananás confit com especiarias, e tártaro de pato em folha de ouro branco e bronze. A combinação entre o doce e o sabor intenso do foie gras, combina bem e demora-se na boca. As texturas tiveram especial impacto e surpreenderam. A acompanhar este prato provámos um vinho de colheita tardia da Herdade dos Grous, que prolongava o sabor do prato, contrabalançando com alguma acidez. 



O segundo prato, apesar de mais simples, não em termos de confecção, mas em termos de sabor e apresentação, conquistou-nos. Peixe-galo com lagostim salteado, acompanhado de um minestrone de legumes em jus de lagostins, que vinha servido à parte. O peixe-galo estava no ponto certo, equilibrando-se perfeitamente com o lagostim e os legumes, que conferiram leveza e sabor extra ao prato. Pena a intolerância do João a marisco, que o impediu de provar este prato no seu todo. A acompanhar, bebemos um branco muito agradável.

Entre o peixe e o prato seguinte, o limpa palato remeteu-nos para os sabores mais frescos da Primavera, com aposta nos citrinos: um sorbet de tangerina com espuma de lima. 

O jantar prolongou-se com uma terrine de leitão, acompanhada de legumes biológicos e um cromesqui de topinambur (uma espécie de croquete com recheio de um vegetal semelhante à batata). O leitão estava muito macio e saboroso, depois de várias horas a cozinhar na sua própria gordura. A rematar, um molho de carne unia todos os sabores, incluindo o mais adocicado das cebolas. 


Antes da sobremesa, fomos presenteados por uma pré-sobremesa que, a nosso ver, merecia ser a principal: uma muito saborosa sericaia acompanhada de uma espécie de topping de caramelo e framboesas frescas. A sobremesa, mais vistosa, apesar de ser boa, ficou atrás: um rolo de creme de queijo por cima de um bolo de amêndoa, acompanhado de gelado, um aro de açúcar e morangos salteados em mel e manjericão. A combinação dos morangos  e do manjericão foi a vencedora deste prato.



No geral, esta primeira etapa da nossa tour correu muito bem e elevou a fasquia. Destacamos a qualidade dos vários legumes, a técnica e a combinação equilibrada de sabores. Aqui a comida é vaidosa e é suposto "comer com os olhos". Para quem não estiver habituado a jantares mais recheados ou sabores fortes, tende a ser uma carta ligeiramente pesada.

Quanto ao atendimento, absolutamente profissional e de qualidade, ficámos a conhecer a origem e método de produção dos vinhos escolhidos para a harmonização, o que foi bastante agradável. Este tipo de restaurante deve apostar em empregados de mesa que conciliem a excelência na arte de servir e receber, com a simpatia e frescura dos que são mais jovens.


Raquel e João


Morada:
Av. Engenheiro Duarte Pacheco, 15
1070-100 Lisboa

Telefone:
21 159 73 00

Sem comentários: