13/06/2013

receita - cuscuz de legumes e ovo

Há já algum tempo que andava para experimentar fazer cuscuz. Aproveitei uns dias livres na Páscoa para experimentar novas receitas, uma delas de cuscuz, simples, rápida, saborosa e reconfortante. 

É preciso:
- cebola roxa
- cenoura
- courgette
- cogumelos brancos frescos
- alho
- tomilho fresco
- ovos
- azeite
- cuscuz
- caldo de galinha
- flor de sal
- pimenta
- manjericão fresco

Começa-se por cortar todos os legumes em cubos pequenos. Coze-se os ovos durante cerca de 6 minutos, em água a ferver (para que a gema não coza demasiado). Tenha cuidado ao colocar o ovo dentro de água, de forma a não o rachar/partir a casca. 

De seguida salteiea-se os legumes um a um (caso seja perfeccionista com os diferentes tempos de cozedura) em azeite aromatizado com alho e tomilho fresco. Depois de salteados tempera-se com flor de sal e pimenta e reserva-se. 

Cozinhar o cuscuz é muito simples: coloca-se o cuscuz num recipiente e cobre-se com água ou caldo (fica mais saboroso) a ferver. A quantidade é de 1 para 1, ou seja, uma dose de água para uma dose de cuscuz. Nesta receita utilizei caldo de galinha que tinha congelado.


Apresentação:
Quando o cuscuz tiver absorvido a água/caldo, mexe-se com um garfo e juntam-se os legumes, os ovos cozidos e umas folhas de manjericão. 




João

1 comentário:

Momentos Editados disse...

Hmm... esses ovinhos estão com um aspecto!