17/09/2012

novidades e sugestões - Quinta Seara D'ordens

Nos nossos passeios pelo Norte, na linda zona do Alto Douro Vinhateiro que é, aliás, Património Mundial da Humanidade, tivemos oportunidade de conhecer a Quinta Seara D'ordens (clicar para aceder à página de facebook).

Esta Quinta de tradição familiar, situada no coração do Douro, a escassos quilómetros da cidade do Peso da Régua, produz anualmente vinhos Douro e Porto premiados em concursos nacionais e internacionais. 
 

Começámos com uma visita guiada que nos elucidou um pouco acerca de todos os processos de produção e que nos esclareceu algumas dúvidas de amadores. Sabiam, por exemplo, que o que dá a tonalidade ao vinho não é a cor da uva por dentro, mas a película de fora que é mais ou menos pressionada durante o processo - conforme for tinto, branco ou rosé?

De seguida fizemos uma prova de vinhos e, através de uma explicação técnica mas elucidativa, ficámos a conhecer o vinho Quinta Carqueijal, entrada de gama, tinto, branco e rosé, que tem uma relação qualidade preço muito simpática. Depois vieram os vinhos Quinta Seara D'ordens, sendo de destacar o fantástico vinho branco, com estágio em madeira que lhe confere um sabor mais denso, menos ácido que o costume mas, ainda assim, fresco e leve. O tinto reserva é óptimo, com um sabor intenso e que se prolonga na boca. Nem vale a pena referir o Talentv's, o topo da gama.

No final da prova degustámos a vasta gama de Portos, branco, ruby e tawny, sendo que ficámos a perceber a diferença entre os dois últimos. Fica a sugestão de um caipiporto ou de um porto tónico com vinho do porto branco seco - é divinal!

Se andarem pelo Norte visitem a Quinta que, para além do bom vinho, está localizada num sítio lindo. Nós por aqui vamos andar atentos, a ver se encontramos o Quinta Seara D'ordens (clicar para aceder ao website) na carta de vinhos dos restaurantes! 





 Raquel

Sem comentários: