12/06/2012

restaurante - Taverna do Palaio

Este fim-de-semana fizemos uma descoberta bastante agradável. Depois de várias idas a Leiria e de muita indecisão quanto a restaurantes a experimentar na zona, arriscámos ir sem rumo marcado e batemos na porta certa.

A Taverna do Palaio (clicar para aceder à página de facebook), no centro de Leiria, conjuga dois aspectos essenciais para uma refeição agradável: o espaço e a comida.

Assumindo-se como uma casa de fado&wine, a Taverna do Palaio apresenta uma lista de petiscos completa, dos que não podem faltar na ementa de um espaço que se intitula de taverna: queijos, enchidos (morcela de arroz, farinheira, chouriço, alheira), moelas, pica-pau, salada de ovas, etc. A lista fica completa com pratos quentes, sobremesas, e uma carta de vinhos, a copo ou garrafa, com nomes mais banais e outros mais apelativos.

Optámos por uma mista de queijos, que poderia ter mais qualidade; uma farinheira, enorme e sem ponta de gordura; e uma salada de ovas deliciosa. Dividimos um prato, peito de pato com laranja, que talvez não tenha sido a melhor opção. Pareceu-nos que não foi cozinhado da maneira adequada, estava um pouco chamuscado por fora e tinha falta de tempero. O arroz que acompanhava o pato, por outro lado, era muito bom! As outras opções seriam um bife de três pimentas, alho francês à brás, açorda de bacalhau, entre outros.

A sobremesa foi uma agradável sugestão que não estava na lista: pudim abade de priscos caseiro acompanhado de uma espécie de glacê de frutos vermelhos, cuja combinação de sabores equilibrava bastante o doce e o ácido.

É de sublinhar a generosidade das doses!

A taverna é espaçosa, procurando através da decoração de tons escuros e da luz ténue envolver-nos num ambiente intimista que convida a conversar e demorar.

As noites de fado são um atractivo da casa, muito embora não tenhamos ido em dia de espectáculo.

O atendimento é simpático e nada demorado, caindo um pouco na informalidade e à vontade, que parecem estar na moda em locais do género.

O preço é adequado, rondando os 15 € por pessoa, sendo que o que encarece o jantar é pedir uma garrafa de vinho.



Raquel



Morada:
Rua Barão Viamomente (Rua Direita), nº 48
2400-261 Leiria

Telefone:
91 322 59 40

Sem comentários: