05/06/2012

receita - salmão grelhado com ervilhas esmagadas

Mais uma receita saudável! Peixe grelhado com ervilhas. 

É certo que o salmão é um peixe gordo, mas eu não sou extremista no que toca a dietas. Assim, deixo-vos mais uma receita saudável e muito saborosa:

É preciso:

- lombos de salmão
- 1 ou 2 laranjas
- sal grosso
- pimenta preta
- azeite
- 5 ou 6 folhas de hortelã
- ervilhas
- courgette

Com umas horas de antecedência (de preferência) deixa-se o salmão numa marinada com sumo de laranja, sal, pimenta preta e um fio de azeite. Mantém-se no frigorífico até ao momento de grelhar.

Num tacho com água a ferver e um pouco de sal grosso juntam-se as folhas de hortelã e as ervilhas. Deixa-se cozinhar cerca de 7 minutos. Retiram-se do lume, escorre-se a água e esmagam-se. Eu utilizo o pistilo (a wikipedia diz que é assim que se chama a parte que esmaga do almofariz) para as esmagar directamente no tacho, mas qualquer outro método é válido. Não devem ficar demasiado desfeitas para manterem alguma textura. Podem ser finalizadas com uma pitada de pimenta e um fio de azeite.

Grelha-se o salmão pouco tempo de cada lado, para que fique mal passado (para mim, que gosto de sashimi, é como o salmão fica melhor).

Pode ainda ser acompanhado com umas fatias de courgette grelhadas e temperadas com sal e pimenta.

Apresentação:

O salmão por cima das ervilhas.


João


3 comentários:

MissLilly disse...

que bom aspecto! eu pessoalmente adoro salmao, mas nunca o tinha pensado fazer assim com ervilhas. e quase sempre tempero com pimenta preta, azeite e limao e vai para o forno.

Anónimo disse...

excelente!!!

Joana H. Moreira disse...

Receita apetitosa e saudável :)

Parabéns pelo blog, para mim que desde sempre adoro cozinhar mas que agora infelizmente às condições de desempregada, tenho tido mais tempo pra aprofundar a "arte".

Já agora, como farmacêutica, corrijo a wikipédia, não é "pistilo"(provavelmente é uma forma abrasileirada) mas sim pilão.

Cumprimentos e felicidades!