23/04/2012

receita - creme de cenoura e cominhos

Com os legumes do cabaz do Mercado Saloio (clicar para aceder ao post) fizemos sopas! Cada um de nós fez uma, em estilo de competição saudável (literalmente!). A minha é esta! Depois de verem a receita do João, podem dar o vosso palpite de qual terá ficado melhor!

Este creme de cenoura, aveludado, além de ser muito fácil de fazer, permite conjugar a simples receita de sopa de cenoura com outros temperos mais «atrevidos». O resultado é um creme macio, em que se sente o sabor tradicional da cenoura com um toque de especiarias, ideal para quem quiser experimentar algo diferente sem fugir muito àquilo a que está habituado.

É preciso:

- 7 cenouras grandes
- 3 a 4 cebolas baby (ou 1 cebola grande)
- 3 dentes de alho pequenos
- 1 batata grande
- água
- caldo de galinha
- cominhos
- mistura de pimentas
- sal
- azeite
- alho em pó
- noz moscada em pó
- natas

Começa-se por descascar as cenouras, batata, cebolas e alho e colocá-los numa panela, com um fio de azeite. Enquanto que na panela os legumes vão amolecendo, ferve-se água num recipiente à parte (numa panela ou numa chaleira). Os legumes devem ser cortados em pedaços pequenos para apressar a cozedura.

Depois de a água estar fervida, junta-se a mesma à panela (a quantidade de água deve ser suficiente para apenas cobrir bem os legumes), que deve estar em lume alto. Nesta altura dilui-se 1 caldo de galinha na panela e tempera-se com sal (a gosto, mas com atenção ao facto de que o caldo já contém algum sal).

Quando os legumes estiverem cozidos, desliga-se o lume e com uma varinha tritura-se tudo, até obter um creme, ainda um pouco espesso. Tempera-se com cominhos (poucos, pois têm um sabor muito activo), uma pitada de mistura de pimentas, alho em pó e um pouco de noz moscada.  Junta-se um pouco de água quente (caso a espessura do creme não esteja totalmente macia) e natas (quase 1 pacote dos quadrangulares, de cartão). 

Mistura-se e tritura-se novamente tudo com a varinha, até obter um creme aveludado.


Raquel





2 comentários:

S* disse...

Sendo eu fã de cenoura, amei.

Herculano disse...

desculpa Raquel mas, como ja o disse (sopa do Joâo...)sou amante do "quanto mais facil,melhor"...votei no Joâo...nâo ficas zangada, pois nâo? :)