08/03/2012

restaurante - O Alpendre

Em Arraiolos encontramos O Alpendre, restaurante de cozinha regional alentejana. Este não é um restaurante qualquer: um arco e letreiro convidam-nos a entrar numa sala em tijoleira, muito acolhedora. As mesas redondas, as paredes com azulejos, os balcões em madeira, as garrafas de vinho alinhadas e os ornamentos que decoram as paredes, fazem-nos sentir confortáveis e bem recebidos neste espaço alentejano. 

Na mesa deixam-nos uma saquinho de pão, em pano, e um conjunto de entradas de aspecto maravilhoso, que nos obrigam a controlar a gula e a fome, para podermos experimentar outros pratos. Ovos de codorniz com cebola, um queijo amanteigado de ovelha (tão bom que fomos à Herdade onde é fabricado comprar mais), e mais uma ou outra coisa que decidimos não comer.

Para prato principal seguimos o conselho de quem nos atendeu e pedimos migas de bacalhau (as migas são especialidade da casa) - provavelmente das melhores que já comi e eu nem sou muito dada a migas, mas eram saborosas, com a textura adequada, não sendo nem excessivamente secas nem muito aguadas. De seguida comemos uma carne de porco com enchidos, que era macia (o João achou seca, mas eu como sou pouco dada a gorduras, achei óptima), mas que nos deixou um tanto ou quanto desapontados: os enchidos resumiam-se a bacon e a uns pedaços minúsculos que nos pareceram ser de farinheira.

De sobremesa pedimos uma encharcada, doce, muito doce, até demais, que não conseguimos acabar. Embora seja muito apreciadora de ovos moles e doces de ovos, a encharcada sabia a ovos mexidos com açúcar e canela (depois de ter pesquisado algumas receitas assustei-me com a quantidade de gemas que são necessárias para fazer este doce conventual).

O preço médio ronda os 25€ por pessoa (em grupo fica mais barato, certamente), sendo que o que encarece são as entradas (não bebemos vinho). Não sendo um restaurante barato, que não é, é daqueles sítios onde vale a pena ir uma ou duas vezes, quando se estiver com vontade de boa comida regional.



Raquel


Morada:
Bairro Serpa Pinto, nº 22

7040-014 Arraiolos
 
Telefone:

26 641 90 24

3 comentários:

Monstro das Bolachas & Manguinhas disse...

Parabéns pelo vosso blog! Completo, num formato de fácil consulta e um facto que gosto bastante, terem receitas, locais e críticas de restaurantes!Continuem com este vosso espaço e aproveitem e passem pelo nosso ;)

les bons vivants disse...

Monstro das Bolachas e Manguinhas,

obrigada pelas palavras! Ainda bem que gostaram!

Sejam sempre bem-vindos! :)

OnePlusTwo disse...

Sou fã do Alpendre, vou lá imensas vezes ;)