29/03/2012

receita - sopa de tomate com ovo escalfado

Esta receita tem um significado especial: era (e continua a ser, felizmente) o meu prato favorito em casa da minha avó, aquele que me faziam no dia de anos ou em ocasiões especiais.
Deixo-vos então a receita, que não é igual à da minha avó mas sim a minha versão:

É preciso:

- cebola
- azeite
- açúcar
- tomate pelado em lata
- tomate (a mesma quantidade que o de lata)
- sal
- pimenta
- água
- ovos
- óregãos

Começa-se por cortar a cebola em pedaços, pelar o tomate, retirar-lhe as sementes e cortá-lo também em pedaços.
Refoga-se a cebola em azeite e, quando começar a ficar transparente, junta-se um pouco de açúcar (cerca de uma colher de chá ou mais, se os tomates forem muito ácidos).
Depois junta-se o tomate (em lata e o natural) ao refogado e deixa-se cozinhar por uns minutos.
Em seguida junta-se água previamente aquecida, sal e pimenta (a gosto) e deixa-se ferver. 
Para terminar tritura-se tudo com uma varinha mágica e rectificam-se os temperos.

No momento de servir, escalfa-se um ovo por pessoa (mais tarde publicaremos um post sobre este assunto).

Apresentação:

Num prato fundo, o ovo ao centro com pimenta por cima, um fio de azeite e uma pitada de óregãos para aromatizar.



João

2 comentários:

S* disse...

Yummy... com ovo... adoro.

les bons vivants disse...

S*,

Eu acho que fica delicioso!

João