06/02/2012

truques e dicas - descascar e cortar cebola sem lacrimejar

A altura de descascar e cortar cebola é, para muitos, um tarefa desconfortável. 

Dada a probabilidade de os olhos começarem a arder devido à irritação provocada pelo enxofre presente na cebola, e também de lacrimejar como reacção a essa presença estranha, partilho convosco um truque que costumo pôr em prática e que costuma resultar.

Solta-se a primeira camada de casca da cebola (a mais escura) e passa-se a cebola por água corrente fria, assim como as nossas mãos e a faca que vamos utilizar. À medida que vamos cortando e descascando podemos ir passando a faca na água fria, assim como as nossas mãos.

Não me perguntem porquê, porque nunca estudei química nem nada relacionado com ciências naturais, mas a verdade é que comigo resulta e alivia bastante a irritação no nariz e olhos.


Raquel

5 comentários:

saboracasa disse...

vou seguir a dica :)

Esquilinho disse...

Ou isso ou usar os óculos da piscina ;)

MarianaP disse...

Olá...Também passo sempre a cebola por água e minora bastante o efeito lacrimejante da mesma. Já ouvi (nunca experimente) que ter água dentro da boca enquanto se corta a cebola ou pôr um bocado de pão na ponta da faca que também resulta!!!

Maria disse...

Outra coisa que resulta é: respirar pela boca (e não pelo nariz) enquanto se descasca/corta a cebola. Não sei qual é a explicação cientifica mas comigo resulta! True story!!!

les bons vivants disse...

saboracasa,

sim, pode ser que também resulte!

Equilinho,

essa nunca me passou pela cabeça! :)

MarianaP,

afinal há vários truques! Ainda bem que partilham!

Maria,

mais um truque, esse não conhecia!